SINOPSE:
O Diplomata em destaque na capa desta edição, com visual aparentemente discreto – quebrado apenas pelas rodas e pneus especiais –, esconde debaixo do capô uma verdadeira “usina de força”. E, apesar de rodar normalmente nas ruas e estradas, tratase de uma fera das pistas nas competições de arrancada, modalidade que vem se popularizando rapidamente no Brasil. Curioso é que, quase vinte anos após encerrada sua produção, o Opala e seus “descendentes” continuam se destacando nas nossas competições automobilísticas. Uma saga que teve início já no primeiro ano em que o modelo foi comercializado no mercado brasileiro e que, passados mais de 40 anos, faz necessária uma retificação histórica. Para boa parte dos apaixonados pela trajetória do modelo Chevrolet e seu sucesso nas pistas, a primeira vitória de um Opala em corrida no Brasil foi conquistada pelo lendário Chico Landi, o primeiro brasileiro a correr na Fórmula 1. Na ocasião, já com 63 anos de idade, Chico Landi venceu a Reunião Automobilística de Curitiba, realizada no dia 25 de maio de 1969 no autódromo de Pinhais, pilotando um Opala 3.800. Recentemente, porém, o historiador gaúcho Paulo Trevisan, dedicado apaixonado pela história do nosso automobilismo esportivo, levantou informações de que duas semanas antes da vitória de Chico Landi o Opala já havia vencido uma outra competição importante pilotado por Aristides Bertuol: a primeira prova do Rio das Antas, no Rio Grande do Sul, realizada no dia 11 de maio daquele mesmo ano. O gaúcho Bertuol, também vencedor da segunda edição das Mil Milhas Brasileiras, em 1957, pilotando uma Carretera Chevrolet, juntamente com Orlando Menegaz, fez parte da primeira geração de pilotos brasileiros juntamente com Chico Landi e, logo que o Opala foi lançado, vislumbrou o potencial esportivo do então moderno Chevrolet. Nas décadas seguintes, o Opala continuou fazendo sucesso nas competições brasileiras. A começar pelas provas de longa duração, nos anos setenta, tendo como um de seus principais pilotos Bob Sharp, hoje Editor Técnico de Opala & Cia, e posteriormente na badalada StockCar. Atualmente, o Opala faz muito sucesso nas provas de arrancada, mais uma confirmação de que ele é mesmo bom de pista…
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Opala & CIA: Edição 30 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Opala & CIA: Edição 30 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Opala & CIA: Edição 30
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: