Livro: "Os indesejados: uma história de refugiados no tempo do nazismo"
SINOPSE:
Nos terríveis anos do nazismo, Elisa Klinger e Hans Glasberg se conheceram num navio, a caminho do Brasil. Eles são dois dos milhares de judeus que compreenderam a extensão do perigo que corriam na Europa e não mediram esforços para sair do continente. Ela portava uma das centenas de vistos diplomáticos que o embaixador Luiz Martins de Souza Dantas concedeu para salvar vidas, contrariando diretrizes do Estado Novo; ele era uma das centenas de judeus salvos pelo acordo celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano para acolhimento no Brasil dos chamados “católicos não-arianos”.
Muitos anos depois de sua chegada no Brasil, Elisa registrou a memória do que viveu, ao contrário do que aconteceu com muitos judeus, que, compreensivelmente, preferiram silenciar sobre essa experiência tão traumática. Com isso, Elisa acrescentou algumas peças ao quebra-cabeça da História.
Neste livro, Rubens Glasberg fez mais do que apenas reproduzir a história dos seus pais, a partir do relato de sua mãe. Às memórias da família ele somou uma pesquisa de fôlego e a inseriu no contexto dos acontecimentos que marcaram a Europa no começo do século XX e culminaram no Holocausto. Mostrou o Velho Mundo desmoronando e sendo reorganizado com a força bruta da barbárie nazista; ressaltou o que o ser humano tem de pior, mas também a dignidade e a generosidade de muitos.
Para o autor, é possível traçar alguns paralelos com os dias atuais, como com o desemprego, o empobrecimento e a insegurança da chamada classe média temerosa de cair na escala social. “É um caldo de cultura para a discriminação racial e do imigrante, além dos demais preconceitos e ódios semelhantes aos do fascismo e nazismo dos anos 20 e 30 do século passado que resultaram no Holocausto”, afirma.
No caso do Brasil contemporâneo, o autor também vê semelhanças: “Ao analisar o colapso da IIIª República e o antissemitismo na França, vejo que a fraude processual do caso Dreyfus e suas consequências políticas têm aspectos comuns com o resultado das acusações e julgamento em Curitiba do ex-presidente Lula. Os dois episódios acabaram numa divisão irremediável da sociedade”, completa.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Os indesejados: uma história de refugiados no tempo do nazismo de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Os indesejados: uma história de refugiados no tempo do nazismo de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Os indesejados: uma história de refugiados no tempo do nazismo
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Israel Egipt deuses e pragas
- Historicidade espectral: teoria da história em tempos digitais
- 50 ideias de história do mundo que você precisa conhecer (Coleção 50 ideias)
- História de Quinze Dias
- Imageria: O nascimento das histórias em quadrinhos
- O amor em uma Nova Veneza: A história de Oswaldo e Edith
- A Batalha de Aljubarrota: Uma perspectiva geográfica
- As culturas e práticas dos atores
- A viagem do descobrimento (Brasilis Livro 1)
- A Psicanálise da História: A teoria relevada dos quatro elementos
- Ave Libertas: Ações emancipacionistas no Amazonas Imperial
- Nova História da Cabanagem: Seis teses revisam a insurreição que incendiou o Grão-Pará em 1835