Livro: "Os Maoris: A história e o legado dos povos indígenas da Nova Zelândia"

SINOPSE:

Em 1769, a expedição histórica do Capitão James Cook na região levaria a uma reivindicação inglesa sobre a Austrália, mas antes de chegar à Austrália, ele navegou perto da Nova Zelândia e passou semanas mapeando parte da costa da Nova Zelândia. Assim, ele também foi um dos primeiros a observar e tomar nota dos povos indígenas das duas ilhas.Suas instruções do Almirantado eram para se esforçar a todo custo para cultivar relações amigáveis com tribos e povos que ele poderia encontrar, e considerar qualquer povo nativo como os possuidores naturais e legais de qualquer terra que eles acabassem por ocupar. Cook, é claro, não estava envolvido em uma expedição de colonização, então quando ele encontrou pela primeira vez um grupo de guerra de Maori, ele certamente não tinha intenção de desafiar a ira de Aotearoa, embora ele certamente estava interessado em descobrir mais sobre eles.
Foi em 6 de outubro de 1769 que a terra foi avistada do mastro do HMS Endeavour. O propósito ostensivo da expedição era observar o trânsito de Vênus através do Sol, mas em ordens seladas, a serem abertas apenas quando essas observações astrológicas estivessem completas, ele foi instruído a procurar evidências da lendária Terra Australis. Aproximando-se do leste, tendo circundado o cabo Horn e visitando o Taiti, o Endeavour chegou ao largo da costa da Nova Zelândia, e dois dias depois ele abaixou âncora no que mais tarde seria conhecido como Baía da Pobreza. Nenhum sinal de vida ou habitação foi visto até a manhã do dia 9 de outubro, quando a fumaça foi observada no interior da floresta, indicando que o território era realmente habitado. Cook e um grupo de marinheiros partiram para a costa em dois barcos e, deixando quatro homens para trás para cuidar dos barcos, o restante partiu para o interior sobre uma linha de colinas baixas. Os sentinelas, no entanto, foram surpreendidos com a chegada de um grupo de quatro Maoris, que adotaram uma postura agressiva, e quando um levantou uma lança para arremessar, ele foi imediatamente abatido.
Cook e seu grupo de desembarque correram para trás, e depois de algumas rodadas de ataque, os Maori recuaram, e o grupo retornou ao Endeavour. Na manhã seguinte, no entanto, outra tentativa foi feita, e enquanto alguma comunicação cautelosa foi possível pelo fato de Cook ter em sua equipe um polinésio pelo nome de Tupaia, cuja língua era semelhante, o encontro não foi menos hostil.Quando, mais uma vez, um movimento agressivo foi feito por um Maori, um marinheiro nervoso disparou, e outro Maori foi morto. Esta foi a preliminar para um encontro mais agressivo ainda, quando os Maori tentaram embarcar e sequestrar o filho de um navio, presumivelmente com o objetivo de comê-lo. Uma série de tiros foi disparada, no entanto, e ainda mais Maoris mortos, depois que Cook e sua equipe deixaram o local e continuaram suas observações em alto mar.
A impressão de que tudo isso deixou em Cook e os membros científicos da expedição foi diferente. Até então já havia vários encontros com povos polinésios espalhados pelo Pacífico Sul, e embora ocasionalmente bélicos, não havia nenhum tão agressivo quanto os Maori. Para ser justo, deve-se adicionar que a compreensão Maori da aparência de Cook, e o que ela representava era por necessidade parcial, e ao abordá-la eles simplesmente recuaram no comportamento padrão, o que era aplicável a qualquer estranho que se aproximasse de sua costa. A presença a bordo do Endeavour de Tupaia permitiu uma certa quantidade de troca superficial, e um pouco mais de comércio, e nada mais, deixando Cook intrigado com esse povo ereto, bélico e bonito.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Os Maoris: A história e o legado dos povos indígenas da Nova Zelândia de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Os Maoris: A história e o legado dos povos indígenas da Nova Zelândia de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Os Maoris: A história e o legado dos povos indígenas da Nova Zelândia

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: