Livro: "Os mistérios de Mithras: a história e o legado do culto religioso mais misterioso da Roma Antiga"

SINOPSE:

“É como se a tradição viva e os registros escritos do cristianismo tivessem desaparecido do mundo por mil e quinhentos anos, e restassem apenas algumas centenas de monumentos e as ruínas de cerca de três igrejas. O que podemos extrair dessas doutrinas da fé?Como, de tão escassos restos, poderíamos reconstruir a história de Deus, as doutrinas salvadoras, os rituais, as liturgias? ”- GRS Mead, Os Mistérios de Mithra
No início do Império Romano, enquanto o Cristianismo lutava para se firmar e sobreviver no reservatório politeísta da teologia romana, seus maiores rivais não eram os césares ou a aristocracia romana, mas sim a fé e a devoção do legionário romano comum. A fé desses homens estava centrada no deus Mitra, que eles acreditavam os ter levado à vitória no campo de batalha por quase quatro séculos
Apesar dessa crença generalizada entre os soldados, o culto de Mitra não foi uma criação dos romanos, embora eles eventualmente adicionassem seus próprios rituais e mistérios à religião antiga. Na verdade, a religião mitraica foi uma criação indo-persa, uma teologia que conseguiu viajar da Índia e de volta ao mundo helênico e romano por meio da conquista do Império Persa por Alexandre o Grande. Com o tempo, o culto de Mitra se espalharia pelo mundo antigo e Mitra seria adorado desde as montanhas da Índia até as costas da Espanha. Como resultado, o culto a Mitra poderia ser encontrado em todos os cantos do Império Romano.
O culto a Mitra foi uma das muitas “religiões de mistério” que os romanos adotaram, várias das quais vieram de culturas fora de Roma.Ísis, uma deusa egípcia, e Cibele, uma deusa da Anatólia, eram populares entre as mulheres romanas, enquanto Mitra, que era uma variação do nome do semideus zoroastriano Mitra, era popular entre os soldados romanos e a elite política por mais de 400 anos. Como o culto de Mitra, como todos os cultos de mistério romanos, era de natureza esotérica, a natureza exata da influência que outras culturas tiveram sobre o culto permanece desconhecida, mas algumas evidências arqueológicas levaram os estudiosos modernos a fazer deduções lógicas. Alguns acreditam que o recrutamento de soldados persas para o exército romano e o contato contínuo entre partos e romanos levaram alguns membros da sempre eclética sociedade romana a adotar o culto diretamente da religião parta / zoroastriana (Clark 2001, 157).Esta parece ser a explicação mais plausível, mas outros argumentaram que o culto a Mitra era na verdade uma religião romana que recebeu uma fachada parta para parecer mais exótica a fim de atrair romanos fascinados com a espiritualidade oriental (Clark 2001, 157).
A melhor evidência para determinar as origens do culto a Mitra pode ser encontrada nos muitos templos da Europa que os romanos ergueram para o deus. Esses templos, conhecidos como mithraea, eram câmaras subterrâneas onde aconteciam os rituais secretos do culto. A melhor evidência da mitraia existente são os relevos nos altares, que retratam uma história mitológica gráfica. Os relevos do altar geralmente retratam o deus matando um touro e muitas vezes acompanhado por um cachorro saltitante (Clark 2001, 158). As referências à teologia zoroastriana são inconfundíveis; a matança do touro é semelhante a um relato de um texto zoroastriano (o Bundahishen), enquanto os cães eram vistos como asha animais na teologia zoroastriana e uma parte importante do ritual funerário (Clark 2001, 158). A iconografia detalhada nos altares de Mitra sugere que os inventores do culto a Mitra tinham mais do que apenas um conhecimento superficial do zoroastrismo, o que por sua vez indica uma proveniência da religião em algum lugar do persa ou da Pártia.
Claro, se o culto a Mitra começou como uma interpretação romana de alguns elementos da teologia zoroastriana, então novas questões são levantadas. Talvez a questão mais óbvia seja por que os romanos adotariam os deuses de um de seus maiores inimigos.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Os mistérios de Mithras: a história e o legado do culto religioso mais misterioso da Roma Antiga de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Os mistérios de Mithras: a história e o legado do culto religioso mais misterioso da Roma Antiga de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Os mistérios de Mithras: a história e o legado do culto religioso mais misterioso da Roma Antiga

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: