Livro: "Os Monoteísmos e a Violência: Vol. II"
SINOPSE:
Desde os primórdios das suas respectivas religiões, judeus, cristãos e muçulmanos mantiveram uma relação de forte exclusividade com uma mesma divindade, o Deus abraâmico. Entretanto, o que levou à instauração dos três monoteísmos a seu próprio tempo, foi a afirmação proferida pelo seu respectivo fundador, de que havia feito contato com a única e verdadeira inteligência criadora do universo, que passou a ser chamado respectivamente de Deus ou Deus-Pai, Javé ou Jeová, Alá, então concebido como onipotente, onipresente e onisciente. Abraão, Jesus e Maomé afirmavam ter recebido instruções desse ser divino que além de indicarem o comportamento moral da humanidade, também ajudaram a elaborar os dogmas dessas tradições religiosas.
Através de frases curtas, citações e perguntas que promovem a reflexão, o leitor é levado a ponderar sobre o que é bom para todos, empregando aquilo que lhe é inerente: a razão. Em várias páginas podem ser encontrados três símbolos de interrogação (???), indicando que se está diante de um questionamento apesar de ser uma afirmação, pois o que se quer é a ponderação.
O livro adota um enfoque cético mas que é racional e positivo, que além de procurar manter a mente aberta, parte da premissa de que fazer o bem aos seres vivos, não lhes fazer o mal e não lhes prejudicar, depende também de não promovermos a dúvida e a incredulidade irracionais com propósitos gananciosos. Afinal, respeitar a dignidade do outro também é prezar a sua inteligência.
São propostas inúmeras questões, por exemplo:
– As religiões abraâmicas (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo) são exemplos de monoteísmos exclusivos, pois adotam a crença de que existe apenas uma divindade e que todas as outras divindades são distintas dela e falsas. Para os cristãos, Abraão simboliza obediência a Deus e prenuncia o destino de Jesus. Os muçulmanos se referem a ele como Ibrahim e o consideram um profeta importante. O festival muçulmano de Eid Al Adha – quando os animais são sacrificados – lembra a obediência de Abraão a Deus. Os judeus acreditam que ele é o homem a quem Deus falou sobre a terra prometida. Abraão também é considerado o pai dos árabes e do povo judeu por meio de seus dois filhos, Isaac e Ismael.
– As religiões monoteístas instigam a violência porque a perpetração dessa violência é uma consequência lógica da crença num ser não verificável, que não passa de uma ficção. Na verdade, quem mata é Deus. Deus mata tudo o que lhe resiste. Tais religiões são perigosas, pois retiram a responsabilidade dos humanos sobre suas escolhas e projetos, colocando-a numa alucinação coletiva chamada Deus. Nesse caso, a regra é: “uma vida por outra vida, olho por olho”. Há uma tendência de minimizar, ou mesmo ignorar deliberadamente, algumas das linguagens mais gritantes e bárbaras que estão escondidas nos livros sagrados de cristãos, muçulmanos e judeus. Nesses textos, massacres, extermínios, mutilações, saques e estupros são praticados em obediência à vontade de Deus.
São reflexões como essas que vamos encontrar a cada página, que pretendem questionar as nossas convicções. O que se quer, é que pensemos por nós mesmos e não como o autor pensa. Trata-se de uma excelente oportunidade para exercitarmos a dúvida saudável, que leva ao esclarecimento daquilo que é potencial ou inegavelmente nocivo.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Os Monoteísmos e a Violência: Vol. II de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Os Monoteísmos e a Violência: Vol. II de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Os Monoteísmos e a Violência: Vol. II
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Monitorando a concentração de Amônia remotamente através da Internet Com ESP8266 programado em Arduino e php
- Exame Nacional de Cursos – 2000: anexo do relatório síntese parte 4 Administração. 2001. INEP. 110p.
- Ensaios sobre racismos: pensamentos de fronteira
- Dez Reflexões Sobre o Nada
- INGLÊSSEMCORTES: APRESENTAÇÃO PESSOAL
- Avaliação da aprendizagem em contextos de complexidade: um convite à formação humana
- Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: Atividades de Apoio à Aprendizagem 4: construção do conhecimento matemático em ação (Versão do Aluno).
- Deus existe?
- Ramon, o verdadeiro visionário 1: Superconsciente infinito (neu5 Livro 7)
- Marketing escolar de bolso: Um guia prático para desenvolver um plano de marketing eficiente para a escola da Educação Básica
- MANUAL DE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM E OPERAÇÃO DO PROTÓTIPO DE RESPIRADOR MECÂNICO, FABRICADO COM TUBOS PVC “RESPIRES”
- Wittgenstein em diálogo: arte, epistemologia, ética, filosofia, linguagem, matemática, religião