SINOPSE:
A intenção desta obra é transportar para o século XXI a arte de formar “homens obras de arte, éticos e criadores”, repensando a chamada Paidéia, que era a base da educação das crianças e jovens na antiguidade, até o século V a.C. Trata-se aqui de reconquistar para a modernidade, ou pós-modernidade, uma das grandes lições de educação ética e criadora que o mundo antigo e, de forma mais acabada, o mundo helênico nos legou. Na verdade, essas lições não conhecem diferença alguma entre o antigo e o moderno, uma vez que a dignidade e o respeito ao direito de nascer, viver e morrer não conhece – e nem pode conhecer – variações e muito menos “modismos”; portanto, não se trata de nenhum saudosismo. Estas questões são e sempre serão atuais e imutáveis e só podemos lamentar que a modernidade tanto as tenha relevado ao esquecimento, para a educação e formação do homem de hoje, privilegiando a aquisição de um conhecimento desvinculado de toda equalquer ética, honra e dignidade para se viver neste planeta.Utilizaremos aqui o paradigma do herói arcaico, através da compreensão do significado e função dos doze trabalhos de Hércules, ou seja, dos doze caminhos propostos ao homem para que ele possa se elevar à categoria de herói, o semelhante aos deuses, e assim percorrer o caminho da transcendência (que é o retorno do homem ao lado de Deus através da ética, honra e dignidade).Os doze trabalhos de Hércules eram considerados a base da Paidéia (a formação do homem para a excelência). A criança e o jovem aprendiam a conhecê-los e praticá-los em cada uma de suas etapas; era uma proposta de luta, e não de perfeição. Mas de que luta se tratava? Muito antes do advento da psicanálise, a sociedade helênica arcaica, herdeira das tradições mítico-religiosas do Egito antigo, já se concebia o homem como alguém portador de vícios e virtudes, mas não como alguém culpado, pecador e condenado a sofrer aqui na Terra (ao contrário do que fará mais tarde a tradição judaico-cristã-islâmica). As virtudes tinham como função principal governar os vícios e, portanto, a cada nova geração se colocava um imenso esforço educacional: nascer, viver e morrer com dignidade e formar o homem criador.A presente obra é uma tentativa de resgatar, para a educação moderna, este imenso débito de nosso século.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro PAIDEIA: PARA FORMAR UM HOMEM “OBRA DE ARTE, ÉTICO E CRIADOR” NO SÉC. XXI OU OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES PARA O CAMINHO DO HERÓI EM BUSCA DA ETERNIDADE de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro PAIDEIA: PARA FORMAR UM HOMEM “OBRA DE ARTE, ÉTICO E CRIADOR” NO SÉC. XXI OU OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES PARA O CAMINHO DO HERÓI EM BUSCA DA ETERNIDADE de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro PAIDEIA: PARA FORMAR UM HOMEM “OBRA DE ARTE, ÉTICO E CRIADOR” NO SÉC. XXI OU OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES PARA O CAMINHO DO HERÓI EM BUSCA DA ETERNIDADE
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: