Livro: "PANTEÍSMO – A religiosidade do presente"

SINOPSE:

Os movimentos religiosos, em linha com a perspetiva metafísica cosmo-existencial e as tradições imemoriais consagrando a experiência mística, divinizando o infinito universo, como nos diversos matizes de panteísmo, retificam, de imediato, importantes divisões conceituais entre o sagrado e o mundo, a religião e a ciência, possibilitando, uma vez bem compreendidos, o surgimento decorrente de três tendências: unificação, ética e criatividade: unificação, ou paz, pelo reconhecimento intuitivo e direto da unidade universal; ética, pela compreensão de que somos parte da Natureza, e, certamente, não a finalidade e propósito da criação; criatividade, pela absoluta e imediata identificação, com o Universo criador.À luz da perspetiva metafísica cosmo-existencial, não há dogmas; não existe, interposto entre os sujeitos em comunicação e a criação – o mundo, o Cosmos e todas as teleologias – nenhuma entidade ou instituição superior, sejam igrejas, partidos ou elites, ditando regras e normas; o fenômeno ético – a real identidade do existente – reconhecido com lucidez revela a inteligência universal: o logos. Esta ascese filosófica requer cultivar um sentido de contexto e de perspectiva, de interconectividade, reconhecer a unidade dentro da diversidade assim como desenvolver uma profunda admiração e sentimentos de gratidão frente à complexidade, com uma postura corajosa e energética praticar o desprendimento, aceitar o inevitável. O cultivo da gentileza, fraternidade e amizade decorre, necessariamente, da prática panteística. Autoritarismos e dogmatismos são incompatíveis com o panteísmo que sintoniza com civilidade, cortesia e respeito; não se pode honestamente confundir panteísmo – uma forma teológica que preza e reverencia o mistério – com ateísmo ou materialismo. Epitetar de “panteística” alguma estrutura política ditatorial que martiriza a população – efetivamente um tipo rigoroso de ateísmo e materialismo – denota uma profunda ignorância metafísica, ou um sectarismo, quiçá o fanatismo dos que acham que não professar as suas próprias elaborações religiosas, não compartilhar da sua mesma fé, é prova de ‘ateísmo’; tais posturas obtusas e ignaras são, efetivamente, a causa basilar da desgraça humana.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro PANTEÍSMO – A religiosidade do presente de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro PANTEÍSMO – A religiosidade do presente de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro PANTEÍSMO – A religiosidade do presente

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: