Livro: "Pe. Emílio Silva – Pena de Morte Já!"
SINOPSE:
Vem a pelo, a observação de Santo Tomás:“O castigo não pressupõe sempre uma culpa, embora exija uma causa. A medicina nunca priva de um bem maior para conseguir um bem menor, mas causa um menor para preservar o maior. E como os bens temporais são menores que os espirituais, pode alguém receber um castigo temporal, sem culpa, para evitar um mal espiritual. Daí, castigos temporais, sem razão aparente para o homem, mas conhecida somente de Deus” (“Suma Teológica” 2-2 q 108 — Da Vingança).
“D. João VI, quando no Brasil, viu diante de si um miserável, que lhe pedia clemência, depois de ter matado um sacerdote. Antes, já havia sido indultado pelo assassínio de uma mulher grávida. ‘Não o indulteis — ponderou o Conde D’Arcos — este homem cometeu um crime infame’. — ‘Um? — retrucou o rei — ele cometeu dois!’ — ‘Não senhor, um só — atalhou o Conde — o segundo foi Vossa Magestade quem o cometeu, porque não deveria ter perdoado o primeiro a tão grande criminoso’. O criminoso foi enforcado, e o Conde D’Arcos continuou sendo Conselheiro do Rei” (Ramón Muííana — “Nuevo Catecismo en Ejemplos”, verbete n. 3.288).
Não poderia encerrar estas, considerações, absolutamente dispensáveis, ante a magnitude desta obra, que fala “per se”, sem transcrever, como arremate, a palavra definitiva do Doutor Angélico.
“Se for necessário à saúde de todo o corpo humano a amputação de algum membro que estiver infeccionado e possa contaminar os demais, tal amputação seria louvável e saudável. Pois bem, cada pessoa singular se compara a toda comunidade; e, portanto, se um homem for perigoso para a sociedade e a corrompe por algum pecado, louvável e saudavelmente se lhe tira a vida para a conservação do bem comum, pois, como afirma São Paulo, ‘um pouco de levedura corrompe toda a massa’ (I Cor. V, 6).
“Por conseguinte, embora matar ao homem que conserva sua dignidade seja em si um mal, sem embargo, matar ao homem pecador pode ser um bem, como matar uma besta, pois, como diz Aristóteles, ‘pior é o homem mau que uma besta’ (“Suma Teológica, 2-2 Q. 64,art. 2, “In” BAC, vol. 152, p. 433/434).
Tanto essa introdução quanto o livro “Pena de Morte já!”, e vários outros, podem ser encontrados GRATUITAMENTE no site Alexandria Católica; contribua com o site. Link: http://alexandriacatolica.blogspot.com/2012/07/pena-de-morte-ja-pe-emilio-silva-livros.html
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Pe. Emílio Silva – Pena de Morte Já! de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Pe. Emílio Silva – Pena de Morte Já! de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Pe. Emílio Silva – Pena de Morte Já!
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- INFIDELIDADE: PARTE 1
- O Assassino da Floresta
- Dez passos para alcançar seus sonhos
- Remuneração Variável como uma ferramenta de gestão estratégica
- Direito Constitucional
- Dinossauros (Encyclopaedia)
- Dicas De Escrita Super Fáceis: Seu Guia Com As Melhores Dicas De Escrita
- 1 Coríntios: Como resolver conflitos na igreja (Comentários expositivos Hagnos)
- Como Falar em Público com Confiança e A arte de resolver problemas
- Contracepção: Um perigo para seu corpo e para a sua alma
- Remissão radical: Sobrevivendo ao câncer contra todas as probabilidades
- A importância do autoconhecimento & Palavras que ajudam a bem(com)viver