Livro: "PÍLULAS DE DESASSOSSEGO: A Poesia como indicação terapêutica"
SINOPSE:
Este livro contém 274 ‘pílulas de poesia e reflexão’, ‘prescritas ‘contra o desassossego e a depressão. O livro não tem contra-indicação. O poeta é ‘autodidata’ em ‘Medicina-literária’. E o livro ‘ PÍLULAS DE DESASSOSSEGO’ não é indicado para o tratamento precoce de Covid-19, mas para o ‘desafogamento psicológico’. Os textos, escritos entre os anos de 2014/2015, são os ‘escombros’ psicológicos dos ‘bombardeios’ sorrateiros e cruéis de uma prática chamada ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO.
O autor, jornalista Ricardo França, natural do Rio de Janeiro, encontrou na literatura uma janela para libertar os ‘gritos’ contra a humilhação rotineira e cruel que fora vítima, após ter denunciado sua própria ‘chefe’ por uso indevido do carro oficial para fins particulares. O veículo pertencia à Secretaria de Estado de Segurança. O assédio moral e psicológico, que veio em seguida, o levou a uma depressão crônica seguida de uma série de internações. E, mais tarde, na sua aposentadoria precoce, aos 45 anos.
Em meio a um mar de receituários de pílulas de ansiolíticos e psicotrópicos, sessões de terapias psicológicas e psiquiátricas, França encontrou na poesia sua ‘auto-medicação’. Este livro reúne uma parte das centenas de textos escritos durante os assédios, o tratamento médico e reflexões pós aposentadoria.
Este não é um livro-denúncia’. Longe disso, fala de amores, da vida, do cotidiano, de coisas simples e, acima de tudo, da busca pelo amor próprio. O livro ‘PÍLULAS DE DESASSOSSEGO’ é indicado, portanto, e acima de tudo, à vida. E a reconstrução dela.E revela, nas entranhas de cada verso, a dor verdadeira de quem sofreu ou que sofre este tipo de violência.
O AUTOR – RICARDO FRANÇA DE GUSMÃOhttps://mapas.fundacc.sp.gov.br/agentes/edita/524/
JORNALISTA INVESTIGATIVO, PROFESSOR E POETA, RICARDO FRANÇA DE GUSMÃO formou-se em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, em 1992. Ao se formar, ingressou como repórter da madrugada no jornal O DIA, promovido, mais tarde, a Repórter Especial.
Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos, laureado com três prêmios de jornalismo, sendo dois internacionais, de Direitos Humanos, França foi editor-chefe dos dois Portais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no RJ, entre 2007/2013, quando assessor de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança, na gestão do Secretário José Mariano Beltrame.
Cobriu casos de repercussão, como o assassinato da atriz Daniela Perez e as chacinas da Candelária e Vigário Geral. Membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e ex-integrante da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Passou por redações de TV, jornais, assessorias de imprensa e internet.
Vencedor do PRÊMIO INTERNACIONAL DE REPORTAGEM IAPA Excellence in Journalism Award, da Interamerican Press Association (IAPA), pelo jornal O DIA/RIO-RJ, em 1997.
O Prêmio Bartolome Mitre, categoria Direitos Humanos, contemplou a série de reportagens investigativas ‘Nota 10 em Violência’. É oferecido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP/IAPA-Miami). Detentor de vários prêmios literários, França é ativista cultural. Idealizador do Festival de Poesia e Artes PoÊterÊ, em Teresópolis, e um dos fundadores da Sociedade Carnavalesca Embaixadores da Folia da Cidade Maravilhosa.
Seu primeiro livro de poemas foi lançado em 2013, em Brasília: ‘O POEMA QUE MORREU, EU E OUTRAS VÍTIMAS’. Em 2016, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, foi relançado no leito de um hospital do Rio de Janeiro, após França passar por uma cirurgia. O ‘evento’, que durou um mês ficou conhecido como a ‘1a Maratona Olímpica Literária Pós-Operatória Hospitalar do Rio de Janeiro‘.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro PÍLULAS DE DESASSOSSEGO: A Poesia como indicação terapêutica de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro PÍLULAS DE DESASSOSSEGO: A Poesia como indicação terapêutica de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro PÍLULAS DE DESASSOSSEGO: A Poesia como indicação terapêutica
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- As Desventuras de Nicholas: As aventuras reais da ficção
- Cartas para Miguel Torga
- Dando errado pra dar serto
- Almas Inconsoláveis
- Revivendo Medos
- 24 contos de F. Scott Fitzgerald
- As crônicas de Olam, volume 1: Luz e Sombra
- Um nenhum e cem mil
- Sobre pássaros e caracóis
- Paraíso Sombrio: (Dark Paradise)
- A poesia e a crítica: Ensaios
- Selvageria: Dez contos – Agência Riff