Livro: "Plantas medicinais selecionadas pelo Ministério da Saúde de interesse para o SUS."

SINOPSE:

Baseando-se na importância da capacitação de profissionais da saúde para a fitoterapia, a proposta deste trabalho foi elaborar uma sequência didática em Botânica para um curso nesta área tendo como base a Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse ao Sistema Único de Saúde. A forma como a Botânica em cursos de Fitoterapia na graduação e/ou cursos de extensão vem sendo ensinada é sempre muito teórica, desestimulante, fundamentada na repetição e fragmentação distanciando-se da relação com os outros conteúdos integrados ao tema. Esta dissertação apresenta um conjunto de unidades didáticas sobre o tema “Fitoterapia” com o propósito de focalizar o conteúdo botânico com sugestões de estratégias que orientam e subsidiam o professor para que ele tenha mais segurança em abordar a Botânica nos cursos de Fitoterapia para profissionais da área de saúde. Para a elaboração das Unidades didáticas foi feito a priore um levantamento sobre o conteúdo de dez cursos de fitoterapia e como este conteúdo é desenvolvido. A sequência, elaborada a partir do modelo proposto por Zabala (1998) e como referência as plantas medicinais indicadas no Sistema Único de Saúde para a produção de Fitofármacos/Fito medicamentos, configurou-se no produto educacional desta dissertação. As unidades consistiram em atividades teóricas em sala de aula ministradas, para vinte e seis profissionais, no Conselho Regional de Biologia, atividades práticas e de campo no Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, objetivando o conhecimento dos alunos quanto à Botânica e sua importância. Para cada atividade didática elaborada, foi indicado título, objetivos, tempo de duração, material necessário e desenvolvimento. Foi elaborado material didático para o aluno e professor com sugestões e direcionamento das aulas resultando em ferramenta complementar para capacitar, facilitar e desencadear o processo ensino/aprendizagem na formação dos profissionais da saúde no que tange à Botânica ligada a Fitoterapia. Através da apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos evidenciamos mudanças de conceitos, procedimentos e mais critérios no uso das plantas medicinais. Finalizando, os alunos avaliaram o curso apresentando suas sugestões e críticas.
Palavras- chave: Sequência didática, Ensino – aprendizagem, Plantas medicinais, SUS

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Plantas medicinais selecionadas pelo Ministério da Saúde de interesse para o SUS. de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Plantas medicinais selecionadas pelo Ministério da Saúde de interesse para o SUS. de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Plantas medicinais selecionadas pelo Ministério da Saúde de interesse para o SUS.

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: