Livro: "Políticas de Formação de Professores: Questões Legais e Curriculares"

SINOPSE:

Políticas de formação de professores: questões legais e curriculares representa uma publicação plena de consistência epistemológica que foi tecida na coerente e duradoura trajetória docente da autora, bem como nas vivenciais imersões que ela tem realizado no campo da educação, peculiarmente a brasileira, além de consistentes reflexões teóricas das quais emergem situadas pesquisas e estas têm ampliado entendimentos e perspectivas, a exemplo das concepções circunscritas a legislação educacional, novas diretrizes curriculares, base nacional comum, currículo e formação de professores. Portanto, tais entendimentos também evidenciam notórias possibilidades no sentido de correlacionar as categorias fundantes do desafiador arcabouço da formação de professores com a iniciativa de propor, neste livro, um novo olhar acerca da gestão. Trata-se de produção intelectual da autora em que se encontra delineada, com clareza textual e rigor metodológico, uma série de propósitos voltados para a educação referenciada e de qualidade social. Destaca-se que a professora e pesquisadora Marilde Queiroz Guedes demonstra sagacidade na apreciação dos textos normativos e na depuração de conceitos extraídos do pensamento de notórios estudiosos que, há muito tempo, dedicam-se à pesquisa educacional de fôlego em distintas abordagens. Ao reunir um conjunto de situações favorecedoras do estudo a ser compartilhado neste livro, a autora também revela novas capacidades para auscultar o movimento real dos distanciamentos e das aproximações envolvendo determinadas realidades educacionais no Brasil e, graças aos estudos de pós-doutoramento, em Portugal. Nesta tessitura magistral, com empenho criativo e maturidade científica, emerge a indeclinável vigilância epistemológica da pesquisadora com a sinalização, para os leitores em geral, acerca dos caminhos por ela percorridos, para inspirar novas investigações, pois também explicita as referências cuidadosamente escolhidas e desvela a apreensão analítica das fontes, de maneira a sedimentar um pensamento crítico e uma generosidade ímpar para guiar, com as luzes da cientificidade, professores, pesquisadores e estudantes que se encontram alinhados à pesquisa sobre formação de professores, sem descuidar da busca permanente quanto a reorientar o processo educativo e ressignificar as práticas em prol de uma educação humanizadora.

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