Livro: "Pontes e sua história"

SINOPSE:

IntroduçãoAS PRIMEIRAS PONTES usadas pelo homem foram devidas à natureza: aqui, uma abóbada natural causada pela erosão, uma árvore cai ou uma liana conectando duas árvores e atravessando um abismo ou um riacho. Pedras empilhadas de um lugar para outro na corrente formada, para as pontes maiores cruzando rios, suportes intermediários chamados pilares.
Pilares de madeira ou pedras longas e planas foram então colocadas nos pilares de modo a obter uma ponte contínua. Em climas mais quentes, as cordas eram feitas com fibras extraídas de gramíneas, lianas ou caules e amarradas sobre abismos ou riachos para obter pontes suspensas primitivas. Essas pontes ainda estão em uso no Tibete, na Índia, no Peru e em algumas outras áreas. No ano 4000 aC O homem já sabia como colocar pedras para formar um cofre que cruzasse um determinado espaço.
A abóbada de alvenaria atingiu o seu pico no tempo dos romanos, que foram os maiores construtores de pontes da antiguidade. Muitas pontes romanas arqueadas ainda existem hoje, como a Pont du Gard em Nîmes, na França; foi construído no tempo de Cristo e serviu como um aqueduto para abastecer a cidade com água.Séculos mais tarde, após a queda do Império Romano do Ocidente no quinto século EC, poucas novas pontes foram construídas, e muitas das mais antigas desmoronaram devido à falta de manutenção satisfatória. A arte de construir pontes experimentou um renascimento no início do século XII e muitas belas pontes em arco foram construídas em alvenaria.
Durante o Renascimento, algumas pontes famosas foram construídas. A Ponte Rialto, atravessando o Grande Canal de Veneza, foi construída em 1591. A Ponte Santa Trinita (Santíssima Trindade), no Arno, em Florença, foi concluída em 1569, depois houve pouco progresso até O arquiteto Hubert Gauthier escreveu um relatório detalhado sobre as pontes em 1714. Em 1747, a primeira das escolas de engenharia do mundo foi fundada em Paris; foi a famosa Ecole des ponts et chaussée. A construção de pontes metálicas é outra característica marcante do século XVIII. Em 1779, Abraham Darby e John Wilkinson lançaram a ponte Coalbrookdale sobre Savern, na Inglaterra, que era de ferro fundido e tinha uma extensão de 30 metros. No século 19, o ferro tornou-se o material de escolha para a construção de pontes, particularmente para grandes pontes.
A ascensão das ferrovias na primeira metade do século 20 trouxe novos problemas para os engenheiros, porque locomotivas e trens eram muito mais pesados do que os veículos queCruzou as pontes antes. Agora era necessário construir arcos mais fortes e mais rígidos.

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