Livro: "Por que votamos no Jair Bolsonaro: 100 motivos – uma viagem pelas cabeças bolsonaristas"
SINOPSE:
Durante a campanha presidencial conversei com vários eleitores do Bolsonaro. Ateus, cristãos, militares, empresários, agricultores, servidores públicos, autônomos e trabalhadores. A maioria de classe baixa ou média. Alguns poucos de classe alta.
Também mantive contatos em redes sociais e pesquisei os principais argumentos expostos no youtube, instagram, twitter e facebook. O whatsapp foi invadido por mensagens, de todos os tipos.
Por óbvio, não há uma unidade de pensamento e ideias entre os eleitores. As opiniões e motivos refletem o pensamento dos entrevistados, bem como postagens em redes sociais. Como em toda política moderna, há verdade, meia-verdade e fake news.
Escrevi, inclusive, sobre motivos com clara e manifesta contradição.
Há quem defenda o voto em Bolsonaro pela alternância de poder – argumento democrático; há quem defenda pelo interesse na intervenção militar – argumento antidemocrático; há quem defenda porque o candidato prometeu manter o bolsa – família; há quem defenda porque o candidato já se manifestou contrário ao bolsa-família; há quem defenda por dizer ser Bolsonaro a favor da vida; há quem defenda pelo desejo de ver bandidos mortos; há quem defenda porque Jair é mencionado na Bíblia como abençoado e “Adad” como um homem do mal.
O propósito é compreender as principais justificativas do voto em Bolsonaro coletadas durante o último ano; até porque não é muito razoável dizer que 57 milhões de brasileiros são fascistas. Alguns até podem ser, mas a imensa maioria votou em Bolsonaro por outros fundamentos.
E como na democracia temos a regra “um homem, um voto”, todo motivo é relevante. Para a urna eletrônica, o eleitor mais simplório tem o mesmo valor daquele que se julga sábio e conhecedor da política brasileira.
É a beleza da democracia para alguns; o perigo para outros.
Compreender algumas das razões é fazer entender o eleitor invisível e esquecido. Aquele que só pensa em eleição quando recebe uma mensagem no whatsapp nas vésperas do pleito. Nunca se esqueça de que esse cara foi quem decidiu as eleições de 2018. Ele não deve ser desprezado.
Houve um crescimento da intolerância política – na direita e na esquerda. Amigos desfizeram laços. Pais não conversam com filhos. Maridos brigaram com esposas. Neste sentido, foi uma eleição única. Nunca um pleito dividiu os laços sociais como as eleições de 2018.
Os motivos expostos refletem a opinião dos eleitores entrevistados e não da autora do livro.
Boa leitura
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Por que votamos no Jair Bolsonaro: 100 motivos – uma viagem pelas cabeças bolsonaristas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Por que votamos no Jair Bolsonaro: 100 motivos – uma viagem pelas cabeças bolsonaristas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Por que votamos no Jair Bolsonaro: 100 motivos – uma viagem pelas cabeças bolsonaristas
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Manifesto democrático
- A Ordem Reina em Berlim
- Empreendedorismo e jovens empreendedores (Revista de Ciências da Administração. V. 11 n. 24 maio-ago de 2009)
- Martelam Sentenças, Ceifam Vozes
- Dignidade da pessoa humana e o direito das crianças e dos adolescentes
- O Marketing da Esquerda: A esquerda brasileira pode e deve inovar no marketing político se quiser voltar a liderar o país
- Militarismo
- Defensor menor (Vozes de Bolso)
- Teoria & história: tempo histórico, história do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro
- Avaliação de micro e pequenas empresas utilizando a metodologia multicritério e o método do fluxo de caixa descontado (Revista de Ciências da Administração. V.12 n.26 janeiro-abril de 2010)
- Cadastro Único: tecnologia de reclassificação social
- Petelinárias: O Petismo no Poder