Livro: "Por uma análise retórica dos significados do ensino de Música na Educação básica (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 9)"

SINOPSE:

Esta tese aborda as representações sociais de música e do seu ensino construídas por professores de música no ensino básico, a partir da perspectiva epistemológica da virada retórica da filosofia. Para tal a autora analisa o discurso dos professores ao qual chegou-se por meio de entrevistas e da técnica de grupo focal, aplicada na forma de um painel de especialistas. Para a apreensão das representações, realizou-se a análise retórica dos discursos, procurando consolidar uma metodologia que se afastasse da linhagem estruturalista ou idealista de algumas correntes da semiologia da música; evidenciando o caráter argumentativo dos discursos, pelos quais as representações são veiculadas; considerando a intencionalidade do orador na construção das figuras de linguagem, notadamente a metáfora, como epítomes de representações sociais. Chegou-se, então, à metáfora mais ampla e centralizadora das representações apresentadas pelos professores: a música como se fosse a VIDA, inscrita no quadro conceitual do Romantismo, pelo qual a música está para além das negociações de seu sentido. Esta metáfora agencia as de professor de música e de música como sendo o CAMINHO/CURA para a escola, por introduzir emoção onde reina a frieza técnica inerente aos conteúdos das disciplinas escolares não consideradas “artísticas”. Esta representação define uma identidade profissional dos professores de música no conflito com os demais professores, e mesmo com estudantes e pais, que

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Por uma análise retórica dos significados do ensino de Música na Educação básica (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 9) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Por uma análise retórica dos significados do ensino de Música na Educação básica (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 9) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Por uma análise retórica dos significados do ensino de Música na Educação básica (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 9)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: