SINOPSE:
Aula IO Dilema Presente na Filosofia, citada por Chesterton. Todo mundo tem uma filosofia. O temperamento é um fator em todo o filosofar. Racionalistas e empiristas. Os tenros e os obstinados. A maioria dos homens deseja fatos e religião. O empirismo fornece fatos sem religião. O racionalismo dá religião sem fatos. O dilema do leigo. A irrealidade em sistemas racionalistas. Leibnitz sobre os condenados, por exemplo. MI Swift sobre o otimismo dos idealistas. O pragmatismo como sistema mediador. Uma objeção. Resposta: as filosofias têm personagens como os homens e são passíveis de julgamentos sumários. Spencer como exemplo.Aula IIO que significa pragmatismo. Pragmatismo como método. História do método. Seu caráter e afinidades. Como isso contrasta com o racionalismo e intelectualismo. Uma ‘teoria do corredor’. O pragmatismo como teoria da verdade, equivalente a ‘humanismo’. Visões anteriores da verdade matemática, lógica e natural. Visualizações mais recentes. Visão ‘instrumental’ de Schiller e Dewey . A formação de novas crenças. Aula IIIAlguns Problemas Metafísicos Considerados Pragmaticamente O problema da substância. A Eucaristia. O tratamento pragmático de Berkeley da substância material. A identidade pessoal de Locke. O problema do materialismo. Tratamento racionalista disso. Tratamento pragmático. ‘Deus’ não é melhor do que ‘Matéria’ como princípio, a menos que ele prometa mais. Comparação pragmática dos dois princípios. O problema do design. O ‘design’ em si é estéril. A questão é QUE design. O problema do ‘livre-arbítrio’. Suas relações com a ‘responsabilidade’. Livre-arbítrio uma teoria cosmológica . A questão pragmática em jogo em todos esses problemas é o que as alternativas PROMESSAM.Aula IVO Um e os Muitos Reflexão total. A filosofia busca não apenas a unidade, mas a totalidade. Sentimento racionalista sobre unidade. Considerado de forma pragmática, o mundo é um em muitos aspectos. Um tempo e espaço. Um assunto de discurso. Suas partes interagem. Sua unidade e multiplicidade são coordenadas. Questão de uma origem. Unidade genérica. Um propósito. Uma história. Um conhecedor. Valor do método pragmático. Monismo absoluto. Vivekananda. Vários tipos de sindicatos discutidos. Conclusão: Devemos nos opor ao dogmatismo monístico e seguir as descobertas empíricas.Aula VPragmatismo e Pluralismo Noético de Senso Comum . Como nosso conhecimento cresce. As formas anteriores de pensar permanecem. Os ancestrais pré-históricos DESCOBRIRAM os conceitos de senso comum. Lista deles. Eles começaram a ser usados gradualmente. Espaço e tempo. ‘Coisas.’ Tipos. ‘Causa’ e ‘lei’. O senso comum é um estágio da evolução mental, devido aos gênios. As etapas ‘críticas’: 1) científicas e 2) filosóficas, comparadas com o senso comum. Impossível dizer o que é mais ‘verdadeiro’.Aula VIConcepção da Verdade do Pragmatismo A situação polêmica. O que significa concordância com a realidade? Isso significa verificabilidade. Verificabilidade significa capacidade de nos guiar com prosperidade por meio da experiência. As verificações concluídas raramente são necessárias. Verdades ‘eternas’ . Consistência, com a linguagem, com verdades anteriores. Objeções racionalistas . A verdade é um bem, como saúde, riqueza, etc. É um pensamento conveniente . O passado. A verdade cresce. Objeções racionalistas. Responda a eles.Aula VIIPragmatismo e Humanismo A noção de A Verdade. Schiller sobre ‘Humanismo’. Três tipos de realidade que qualquer nova verdade deve levar em conta. ‘Levar em conta’ é ambíguo. A realidade absolutamente independente é difícil de encontrar. A contribuição humana é onipresente e constrói o dado. Essência do contraste do pragmatismo com o racionalismo. O racionalismo afirma um mundo trans empírico. Motivos para isso. A obstinação os rejeita. Uma alternativa genuína. O pragmatismo medeia.Aula VIIIPragmatismo e Religião e utilidade do Absoluto. Poema de Whitman ‘Para você’. Duas maneiras de entender. Carta do meu amigo
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