Livro: "Princípios morais taoistas"
SINOPSE:
As doutrinas filosóficas da China antiga sempre se concentraram no humanismo como padrão de conduta para todos os cidadãos, sejam eles camponeses, artesãos, nobres, ou governantes. Isto diferencia marcadamente o pensamento filosófico chinês do grego ou de qualquer outro do mundo clássico ocidental.
Por esta razão, os princípios morais das doutrinas da China clássica transbordaram os moldes da época e chegaram quase intactos até aos dias de hoje, e podem ser aplicáveis em qualquer circunstância hoje em dia, e mesmo a cidadãos de regiões do mundo por mais distantes que estejam do país asiático, ou que os seus costumes e modo de vida diferem consideravelmente dos deste.
Independentemente do facto de a China clássica ser abundante em doutrinas filosóficas, há duas delas, o confucionismo e o taoísmo, que merecem especial atenção, dado o grau de desenvolvimento, sistematização e abrangência a que chegaram. Um deles, o primeiro, centrou-se muito mais nos aspectos racionais do problema, enquanto no segundo, o factor humano foi colocado no epicentro das suas doutrinas, o que, dada a situação actual dos sistemas de instrução e educação subordinados à concorrência e às desigualdades sociais, merece uma atenção especial da nossa parte.
O taoismo, baseado na doutrina do Tao Te Ching atribuída ao filósofo Lao Tse, e brilhantemente completada pelo seu discípulo Chuang Tzü, interpreta a passagem do homem pela vida como o seu caminhar por um caminho luminoso em busca do Tao, ou virtude, e no qual ele deve abraçar os ideais humanos de igualdade, fraternidade, humildade, rejeição do Tao e a rejeição do Tao Te Ching, humildade, rejeição da riqueza e do uso de armas, e inúmeros outros valores éticos e morais, com os quais pode alcançar a sua realização pessoal em contacto e proximidade com a natureza, sem guerras, conflitos e sob governos justos que também seguem e praticam dogmas humanos justos para todos. Estes e outros aspectos relacionados são o tema do livro seguinte, que esperamos seja de grande utilidade no nosso complexo mundo globalizado.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Princípios morais taoistas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Princípios morais taoistas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Princípios morais taoistas
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- As tecnologias da comunicação e da informação e seus impactos na construção do conhecimento
- As linguagens da comida: Receitas, experiências, pensamentos
- Empresa versus Clientes: A luta corporativa global pela sobrevivência
- Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra
- Desenvolvendo uma aplicação Cliente Na rede Ethernet com W5100 programado no Arduino Servidor Programado no Visual Basic
- Prisões, Crimes e Cadeias: Quando a casa cai
- O Poder de um Ebook: Enriqueça vendendo ebooks.
- Desenvolvendo um Frequencímetro MODBUS RS232 no PIC
- DESAFIOS DO DIREITO INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS PARA UMA NOVA DÉCADA – 2ª EDIÇÃO
- Desenvolvendo um Sensor de corrente MODBUS RS485 no Arduino
- Feminismos decoloniais: homenagem a María Lugones
- Desenvolvendo em VC# um Supervisório para monitorar concentração de GLP Usando o ESP8266 (NodeMCU) programado no Arduino