Livro: "Projetos em Disputa na Definição das Políticas da Formação de Professores: Para a Educação Básica no Brasil (1987-2001)"
SINOPSE:
Partindo desse objetivo, a obra discute as diferentes propostas para a formação docente oriundas da sociedade civil, tanto nos aparelhos privados de hegemonia do campo do trabalho quanto do campo do capital e da aparelhagem estatal nas diversas conjunturas que marcaram os anos de neoliberalismo no País. Além disso, estuda como o Estado, em sentido estrito, e a sociedade civil manifestaram e defenderam suas proposições no bojo das disputas entre o projeto democrático de massas e projeto liberal-corporativo.
Na consecução desses objetivos, esta obra fundamentou-se nos elementos constitutivos da teoria de Estado de Antônio Gramsci.
Estão contemplados aqui o estudo dos principais marcos de definição das políticas educacionais no País e, mais especificamente, para a formação de professores, no período de 1987 a 2001, concebidos como parte dos processos de construção da hegemonia neoliberal e das lutas contrárias à hegemonia desse projeto: processo constituinte (1987-1988), elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1988-1996), tramitação do Plano Nacional de Educação (1997-1998) e discussões em torno da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (2001). Esses processos são examinados com informações e riqueza de detalhes sobre sua tramitação, propostas, sujeitos, coletivos e individuais, e embates travados. O estudo está fundamentado em ampla pesquisa bibliográfica, em rigorosa pesquisa e análise de documentos, bem como na realização de entrevistas com importantes sujeitos que participaram desses processos. Certamente, nesse ponto, situam-se as principais contribuições da obra, um olhar crítico em relação às políticas de formação de professores no Brasil nas últimas décadas do século XX e início do século XXI.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Projetos em Disputa na Definição das Políticas da Formação de Professores: Para a Educação Básica no Brasil (1987-2001) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Projetos em Disputa na Definição das Políticas da Formação de Professores: Para a Educação Básica no Brasil (1987-2001) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Projetos em Disputa na Definição das Políticas da Formação de Professores: Para a Educação Básica no Brasil (1987-2001)
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Desenvolvendo em VB um Supervisório para monitoramento de Radiação UV Usando o ESP8266 (NodeMCU) programado no Arduino
- A a Z Para Crianças Aprendizagem Precoce (Simplar Books – ‘A To Z For Children’s Early Learning’ in Portuguese)
- Culturas jovens: Novos mapas do afeto
- Espiritualidade e transcendência: Seleção e edição de Brigitte Dorst
- Desenvolvendo em VB um Supervisório para monitorar concentração de H2 Usando o ESP8266 (NodeMCU) programado no Arduino
- DECISÕES CERTAS: CONSTRUINDO UMA MENTE FORTE
- Ascensão da nova direita e o colapso da soberania política: transfigurações da política social
- Quarenta e Quatro Em Quarentena
- Equações de Primeiro Grau: Resolvidas (Matemática Livro 1)
- Guia de fontes fotográficas para a história da educação na Bahia
- 300 PERGUNTAS em 300 PALAVRAS: Mitos e realidades sobre o conflito israelense-palestino
- Surdez & Educação