SINOPSE:
Há cerca de nove anos, tive o privilégio de compor, durante 12 meses, a equipe de voluntários da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. Uma vez por semana ia à sede paulistana e passava algumas horas dentro de uma sala de aula, com alunos extremamente queridos, de cinco ou seis anos, e uma professora atenciosa e muito preparada, que se entregava de corpo e alma à profissão. Apesar de ser relativamente nova na época e de ter ouvido de muitas pessoas que eu veria muita tristeza nos dias em que estivesse lá, me surpreendi logo no primeiro dia de treinamento, ao notar que nada poderia ser mais gratificante e construtivo para mim do que poder conviver com aquelas crianças e vê-las aprenderem, se divertirem, receberem tratamentos adequados e, acima de tudo, se respeitarem e se aceitarem. E isso só foi confirmado por um dos vídeos a que assisti e em que ouvi uma declaração inesquecível. Era de uma menina que, se não me engano, tinha mielomeningocele e dizia, enquanto mexia em um computador, que não se arrependia de ter nascido com o problema. Para ser bem clara, aquela frase foi quase que um “tapa na minha cara”. Primeiro por perceber que, realmente, não tenho do que reclamar da vida e segundo porque vi que o preconceito, o receio de aproximação e a pena só partem de nós mesmos. As crianças não queriam, ou melhor, não querem que sintamos piedade nem que as vejamos com outros olhos. Afinal, são como qualquer menino ou menina na idade delas. Fazem mil traquinagens e falam dezenas de bobagens que só nos encantam. São por essas e outras que, mais do que nunca, acredito na inclusão, não só de deficientes físicos, como de visuais, auditivos, mentais e de pessoas que, por um simples problema, como a dislexia, ficam à margem da nossa vida, da sala de aula, da sociedade. Conviver com a diferença faz parte da construção dos valores de cada indivíduo e, como é na escola que o caminho de cada um começa a ser trilhado, torna-se fundamental promover atividades, como as da página 10, que trabalham esse conceito. Mais que isso: é preciso incluir o “diferente” em qualquer outro projeto apresentado. Isso, sim, vai fazer toda a diferença!
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 5 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 5 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 5
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: