Livro: "Questões atuais de Direito público e privado"

SINOPSE:

A ideia de ampliar o acesso à justiça, preconizada por Cappeletti no Projeto Florença[1] de 1978, impulsionou diversas reformas legislativas ao final do século XX, com o objetivo de gerar maior democratização da Justiça. Em especial, no Brasil, assistimos à implementação de mecanismos de notória popularização da Justiça, quais sejam, o fomento dado às defensorias públicas, a criação de ações específicas e procedimentos diferenciados para a tutela de interesses coletivos lato sensu e também a inauguração dos Juizados Especiais.
Entretanto, a amplitude da justiça a todos gerou uma explosão de litigiosidade, face ao aumento progressivo das causas levadas ao crivo do Judiciário e à consequente morosidade do sistema.
A fim de trazer uma solução frente ao problema, foram levadas a cabo reformas no Judiciário com o intuito de controlar o acesso à justiça e, notadamente, desafogar as pautas dos Tribunais Superiores. Essa fase teve marcos processuais significativos como as súmulas vinculantes[2], o requisito da repercussão geral[3] nas questões constitucionais e o fortalecimento de um peculiar sistema de precedentes no Brasil.
O presente trabalho pretende debruçar-se sobre a evolução do sistema de precedentes no Brasil, abordando a tendência de aproximação entre os sistemas Common Law e Civil Law e as feições peculiares que a valorização dos precedentes assumiu em nosso ordenamento. Será tratada a problemática que envolve a aplicação dos precedentes judiciais em nosso país, e se os mesmos proporcionam, de fato, a mais correta aplicação do direito. Também serão analisados alguns dos fatores que impulsionaram as recentes reformas de valorização dos precedentes e súmulas no Brasil. Tais fatores vão desde a crise do judiciário, o ideal de celeridade já preconizado pela EC 45/04 e o apego pela eficiência meramente quantitativa, tal como contemplada nas metas de produtividade impostas pelo CNJ.
[1] O projeto Florença de Acesso à Justiça (Florence Access-to-Justice Project), fundado pela Fundação Ford e pelo Conselho Nacional de pesquisa Italiana, co-dirigido por Mauro Cappelletti e Earl- Johnson Jr., envolveu 23 países na década de 70, buscando perceber as possíveis soluções técnicas para os problemas de seus sistemas.
[2] A Emenda Constitucional nº 45, de 08.12.04, acrescentou à Constituição Federal o art. 103-A, que institui a súmula de efeito vinculante, dispondo que o STF poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
[3] A Repercussão Geral das questões constitucionais foi introduzida pela Emenda Constitucional nº 45, de 08.12.04, criando um filtro para admissão dos Recursos Extraordinários, qual seja, a demonstração de relevância (jurídica, social, política ou econômica) e transcendência da questão debatida.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Questões atuais de Direito público e privado de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Questões atuais de Direito público e privado de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Questões atuais de Direito público e privado

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: