Livro: "REINO DE PORTUGAL: DOM DUARTE"
SINOPSE:
O ramo constitucional morreu com a morte do rei Manuel II em 1932, o direito moderno está passando sua reivindicação ao trono português ao Ramo Miguelista (membros cadetes da Casa de Saxe-Coburg e Gotha), supostamente deixando seu português mais legítimo mais próximo. parente, seu primo miguelista por meio de Duarte Nuno, duque de Bragança. A reivindicação à coroa portuguesa e, portanto, à liderança da Casa de Bragança, passou para o filho de Duarte Nuno, Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança, popularmente conhecido como Dom Duarte, que é atualmente o pretendente mais reconhecido ao trono português.
O uso da designação Braganza-Coburg, no entanto, prevalece principalmente nos escritos de historiadores e genealogistas não portugueses, ou em escritos que não são contemporâneos ao domínio dos monarcas de Braganza-Saxe-Coburg e Gotha em Portugal. A razão para isto é: os últimos quatro reis de Portugal eram descendentes da rainha Maria II de Portugal, da Casa de Bragança, e do príncipe Fernando de Saxe-Coburg e Gotha e, tecnicamente, membros de um ramo de cadetes da Casa de Bragança de Wettin, por descendência patrilinear. No entanto, eles continuaram a se denominar membros da Casa de Bragança, em oposição a Bragança-Saxe-Coburgo e Gotha.
Por outro lado, a constituição portuguesa de 1838 afirmou que a Casa de Bragança era a casa governante de Portugal, por meio da rainha Maria II. Com a morte do rei Manuel II sem filhos legítimos em 1932, a dinastia se extinguiu.
CONSTITUIÇÃO POLITICA DA MONARCHIA PORTUGUEZA p. Title 1, Chapter 1, Article 5.
Provavelmente, a evolução política de Portugal não esteve em nenhum outro período da história contemporânea tão intimamente interconectada com a história da Europa e, ainda mais fortemente, com a história da Espanha. O confronto entre absolutismo e liberalismo, entre os defensores do Antigo Regime e os partidários de uma nova sociedade e uma nova forma de organização política teve uma dimensão européia desde o início e acabou afetando também o continente americano. Um confronto político também cercou a luta pela distribuição dos mercados europeu e atlântico.
Nunca a caneta da história teve que registrar um evento mais afetante do que aquele que levou a casa de Bragança a outro hemisfério. Animado por um nobre desdém de se submeter ao despotismo estrangeiro, e colocando bravamente seu país não na terra de Portugal, mas no coração de seu povo, o príncipe regente venceu na adversidade e triunfou mesmo no momento do desespero.A Casa de Bragança, que governava Portugal desde 1640, forneceu ao país mais governantes, catorze anos, por um período mais longo do que qualquer outra dinastia. Manuel II foi o último membro dessa família a ocupar o antigo trono. Por alguma coincidência irônica, o último Bragança a governar em Portugal, Dom Manuel II, nasceu em 15 de novembro de 1889, no mesmo dia em que o último Bragança a governar no Brasil, Dom Pedro II, estava perdendo seu trono.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro REINO DE PORTUGAL: DOM DUARTE de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro REINO DE PORTUGAL: DOM DUARTE de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro REINO DE PORTUGAL: DOM DUARTE
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Mulheres na Luta Armada: Protagonismo feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional)
- O ERMITÃO DO MUQUÉM
- Portugueses: ações e lutas políticas (Rio de Janeiro – São Paulo)
- RAÍZES DO SUL DO BRASIL
- Mecanismos do silêncio; expressões artísticas e censura no regime militar
- Direito na Ditadura: O uso das leis e do direito durante a ditadura militar
- Empreendedorismo Viking: Desenvolvendo uma atitude conquistadora
- Estevão Ribeiro de Resende: O Marquês de Valença
- A Zona Rural do Município do Rio de Janeiro: As tentativas de construção e configuração de um território (1812-1945)
- Conexão Amazônia & Atlântida – Em busca de civilizações perdidas na Amazônia: E se a grande revelação do Terceiro Milênio estiver na Amazônia?
- História de Portugal – I
- Altas cortes e criminosos nazistas: o processo decisório em uma análise histórico-jurídica