SINOPSE:
O propósito é trazer aos livres desbravadores dos mistérios que envolvem a vida humana, e também aos religiosos cristãos ou não, inclusive aos espiritistas, uma contribuição com alguns novos pontos de vista pertinentes a esta matéria. Se bem aceitos e acordes com as perspectivas de um aprendizado sem mistificações, conduzirão o interessado a exames capazes de estenderem-se para além do conceito trivial e a uma ponderação mais condizente com o poder intelectivo do homem moderno. É um esforço para o autoesclarecimento, levando a uma melhor análise e reflexão os pontos e contrapontos da matéria controvertida e mal compreendida tratada na Doutrina Espiritualista.Alguém poderia perguntar por que razão dar ao trabalho de querer inteirar-se de algo que não lhe interessa ou tem aversão. Mas é precisamente aí que sua inteligência deve intervir, para também se perguntar se a origem desta falta de interesse não reside na influência da opinião popular ou dos conceitos que crê ter livremente abraçado, também resultantes de pareceres alheios pré-existentes.Então, deve considerar que a presente proposta é justamente de afastar aquele conjunto de conhecimentos do rol dos assuntos religiosos, abominados ou proibidos. É certo que se quer adeptos, porém adeptos à compreensão, porque a verdadeira intenção aqui preservada é a de proporcionar uma visão diferente da habitual para o devido reconhecimento do conteúdo daqueles livros doutrinários como a expressão de uma Ciência de valor inestimável.Além disto, apontar e apresentar uma crítica ao erro crasso cometido por todo aquele que utilizando-se de uma avaliação nitidamente superficial não teve condições de equipar-se dos elementos necessários para um julgamento criterioso dessa Doutrina e acabou condenando-a a uma mera religião, à margem das tradicionais, como há muito reputada.Essa classificação oferece um verdadeiro obstáculo a muitas mentes investidas de recursos intelectivos mais amplos. Estas, com um mínimo de noção do que realmente disponibilizado ao conhecimento geral, seriam capazes de encadear o esclarecimento em elos de uma corrente interminável. Porém, falta-lhes o ponto de partida, o impulso inicial que capacita o pensador a ganhar uma visão nova. Um modo diferente de encarar o tema que tanto evita por força das considerações a respeito dos tantos desatinos de que noticiado, acabando por ver-se forçado a nortear seus interesses para outros assuntos.Garantido, por averiguação própria e criteriosa, que a doutrina contida nas obras de Allan Kardec tem muito pouco a ver com o que o vulgo pensa ou, pelo menos, com o modo como rotineiramente a expõe. As colocações vulgares tendem para um errôneo apelo religioso e pleno de mistificações limitadoras.Ninguém tem que se tornar piegas e assumir feição de devoção piedosa só porque ouve falar em Deus e leis divinas. Deus é muito mal concebido quando ao referir seu nome os pensamentos produzindo ilusórias telas mentais disparam para regiões paradisíacas e evocam ideações de justiça somente com leis punitivas ou descabidamente complacentes. As leis divinas visam à evolução, que se traduz na conquista da boa índole, caráter, dignidade e respeito, de forma espontânea, como algo que brota da própria natureza da alma encarnada ou do espírito desencarnado. É pelo prazer que sente em ser e agir assim, e não pela obtenção de recompensas aqui ou acolá.Por esta confusão que se aloja na mente humana, gerando dúvidas e desconfianças sobre como agir no presente, e as incertezas quanto ao que lhe espera no porvir, é que despontada a consideração de que sem este empurrãozinho, sobretudo num assunto atinente a um plano tão insólito, a pessoa fica perdida por falta de referência analógica com o mundo material.Imperativo admitir que não se aventurando a novas descobertas capazes de enriquecer o conhecimento, e sem a sorte de encontrar os raros instrutores valorosos que não se pavoneiam ou assumem ares de sensibilidade santa, não restará grande
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