Livro: "“Ribeirão das Trevas”?: O skate dando um ollie nas narrativas dominantes sobre a cidade de Ribeirão das Neves – MG"

SINOPSE:

Ribeirão das Neves é uma cidade mineira com cerca de 334 mil habitantes e 60% da população autodeclarada negra. Idealizada para ser a cidade-dormitório dos mais pobres que migraram em busca de trabalho quando Belo Horizonte tornou-se a capital do estado de Minas Gerais, Neves, como é mais conhecida, tornou-se também a cidade das penitenciárias. Num total de seis cadeias, inclui a primeira com gestão público-privada do Brasil e a primeira penitenciária modelo do país, inaugurada por Getúlio Vargas quando este era presidente. Constantemente alvo de notícias sobre violência e pobreza, a cidade também ficou conhecida pelo trocadilho “Ribeirão das Trevas” publicado no Diário Oficial do Estado e no site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Essa descrição pejorativa se tornou uma narrativa oficializada sobre o município e se impõe como uma barreira aos moradores da cidade, que sofrem com a estigmatização e exclusão social que ela acarreta. No entanto, a cidade destinada pelo poder público a ser sempre a mesma, abriga outras narrativas criadas, por exemplo, por um coletivo de skatistas negros educadores: a Just Crew Skateboard. Que não apenas ocupou o coreto da Praça e a transformou em pista, mas que há 20 anos capacita os jovens nesta prática esportiva os ensinando a construir seus próprios skates e obstáculos, e reconstruir suas identidades por meio da experiência da amizade, dando um ollie sobre as narrativas dominantes sobre si e sua cidade. Eles se tornaram educadores uns dos outros, da população e da cidade, ensinando olhares de luz em vez de trevas, e construindo outras possibilidades narrativas para Ribeirão das Neves, diferentes da história única oficial. Esta dissertação de mestrado tem auxílio da bolsa CAPES e objetiva analisar como os jovens skatistas de Neves estão superando a narrativa das “trevas” e se tornando, à luz das leituras de Nilma Lino Gomes, um movimento skatista educador. Utilizando como metodologia a Etnografia da Imagem como Simpatia, investiga-se como eles contestam o estigma da cidade apresentando uma narrativa que valoriza a vida e as sociabilidades.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro “Ribeirão das Trevas”?: O skate dando um ollie nas narrativas dominantes sobre a cidade de Ribeirão das Neves – MG de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro “Ribeirão das Trevas”?: O skate dando um ollie nas narrativas dominantes sobre a cidade de Ribeirão das Neves – MG de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro “Ribeirão das Trevas”?: O skate dando um ollie nas narrativas dominantes sobre a cidade de Ribeirão das Neves – MG

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: