Livro: "Sagrados Perseguidos: Violência e repressão a afro-religiosos"

SINOPSE:

Os colonizadores arrancaram milhões de pessoas do continente africano achando que traziam para o Brasil corpos vazios para o trabalho forçado. O que não sabiam, é que dentro de homens, mulheres e crianças viajavam Nkises, Orixás e Voduns. Com eles e elas também vieram conhecimentos sofisticados, ciência, línguas, história, narrativas, artes, modos singulares de sentir e dizer o mundo. Em terras brasileiras, os ancestrais africanos juntaram-se aos ancestrais indígenas e, mais tarde, a muitos outros seres sagrados, encantados, poéticos, mortos-viventes. É mesmo amplo o nosso mundo afro-religioso, nosso mundo da macumba. Para os colonizadores, eram corpos não humanos e, se algo habitava dentro daquelas peles pretas, esse algo era o Diabo que precisava ser expulso seja pela morte física ou conversão (o que muitas vezes é a mesma coisa). Assim, a colonização matou e muito! E a catequese ajudou nesse projeto de morte colonial. Nas cartas dos jesuítas às autoridades portuguesas, a obra evangelizadora informava o empenho em converter, sujeitar, reduzir os sempre considerados pelo zelo apostólico como bestiais. O modus operandi pedagógico das autoridades católicas era o mesmo, tanto em território africano como em terras brasileiras. Mesmo após 133 anos da abolição da escravatura e 33 anos da última Constituição Federal, com a liberdade de culto prevista em lei, e diante de tantas conquistas nas lutas, nossa herança sagrada ancestral continua sendo perseguida, desrespeitada e violentada. Uma violência gerada, mantida pelo racismo estrutural e que se atualiza nas reconfigurações do avanço conservador da sociedade brasileira. No entanto, nossos ancestrais nos segredaram como re-existir e cada terreiro brasileiro é um testemunho cotidiano de luta contra o projeto de morte colonial.Neste livro, mais uma vez, as organizadoras nos convidam para refletir sobre esses enfrentamentos, para trocar axé enquanto lutamos contra o racismo e para honrar os que vieram antes de nós.
Stela Caputo e Cristiano Sant’Anna Coordenadora e Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Kékeré (PROPED/UERJ/CNPQ)

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Sagrados Perseguidos: Violência e repressão a afro-religiosos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Sagrados Perseguidos: Violência e repressão a afro-religiosos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Sagrados Perseguidos: Violência e repressão a afro-religiosos

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: