Livro: "Seria um pingo de chuva culpado pelo dilúvio?: uma leitura antropológica estruturalista do mitema de inundações ancestrais e seu viés psicanalítico (1)"

SINOPSE:

O tema do dilúvio é o mais deslocado dos 46 livros do Velho Testamento. Diferente das outras narrativas primitivas, marca um ponto de virada na história da humanidade com os motivos de destruição e nova criação. O fato do Dilúvio ter sido um castigo pelo pecado humano é uma ideia que obviamente não é exclusiva da narrativa hebraica. Por outro lado, as narrativas primitivas parecem ter pouco interesse nas razões do Dilúvio, mas são em grande parte dedicadas a recontar como alguns poucos seres humanos escaparam da inundação e as dádivas recebidas por tal feito. A ideia de que o pecado humano encontra sua expressão no estado da sociedade, e que Deus responsabiliza os homens e a civilização por suas más ações, é revolucionária no mundo antigo. Mas qual foi o pecado capital da humanidade? Este livro segue a narrativa de inundação na mesma sequência profetizada: pecado, julgamento e mitigação da penalidade. Os mitemas de uma leitura antropológica estruturalista valem-se da análise do mito de Claude Lévi-Strauss. O pano de fundo psíquico do sentimento de desgosto e desamparo presente no dilúvio da esfera individual descende do Mal-estar na Civilização e Totem e Tabu de Freud. Por fim, o livro apresentada as três fontes de sofrimento humano e o conceito de estado de dilúvio tratando de intensificar a fantasia e variar as possibilidades poéticas para olhar, retomar e dar um eco singular à condição humana. A revelação do Dilúvio envolve valores específicos à condição humana em um expressivo simbolismo. Um estado individual; um dilúvio dentro de um dilúvio donde sairá o desacolhimento e o sobrevivente. Como permite a poética, uma gota existencialista que se sabe virtude em conhecer que é apenas uma gota miserável na vastidão do mar. Em seu nada, a gota se sente extinta. E por tomar consciência da sua irrelevância se torna a causa do dilúvio.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Seria um pingo de chuva culpado pelo dilúvio?: uma leitura antropológica estruturalista do mitema de inundações ancestrais e seu viés psicanalítico (1) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Seria um pingo de chuva culpado pelo dilúvio?: uma leitura antropológica estruturalista do mitema de inundações ancestrais e seu viés psicanalítico (1) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Seria um pingo de chuva culpado pelo dilúvio?: uma leitura antropológica estruturalista do mitema de inundações ancestrais e seu viés psicanalítico (1)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: