Livro: "SHOPPING CENTERS : OS PRINCÍPIOS GERAIS E AS CLÁUSULAS CONTRATUAIS À LUZ DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA"
SINOPSE:
Pela riqueza que a matéria desperta, os debates têm-se sucedido, a partir da década de 80, trazendo como contribuição ao mundo jurídico incontáveis trabalhos a respeito e jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça acerca de muitas questões decorrentes do vínculo contratual supracitado.
Contudo, ainda restam dúvidas a propósito de várias cláusulas contratuais, algumas até provenientes do progresso da tecnologia e outras da influência da economia nesta atividade, que o Autor discorre, com base na causa nessa relação e na finalidade dos centros comerciais, para empreendedores e lojistas.
Assim, o Autor apresenta o tema, para, com esteio nos princípios gerais de Direito, contidos desde a Constituição Federal, ao Código Civil, ao Código de Processo Civil, à Lei de Liberdade Econômica, e nos critérios de interpretação sistemática e teleológica, analisar a Lei nº 8.245/91, que rege a Lei de Locações Prediais Urbanas, especialmente o art. 54, caput, que afasta do tipo locação as cláusulas específicas dessa atividade empresarial, e o art. 79, que, de forma didática, determina a aplicação dos dois primeiros diplomas legais acima referidos na interpretação dos contratos a ela subordinados – sempre com base nos princípios constitucionais- , além de vasta doutrina, em que incontáveis dos maiores juristas pátrios e estrangeiros e jurisprudência e experiência de outros países, como Estados Unidos, Espanha, ´França, Itália e Portugal, dão suporte.
Dentre as cláusulas analisadas pelo Autor, de acordo com as premissas acima e da força obrigatória das normas gerais contratuais, que devem limitar os direitos de empreendedor e lojistas, em favor do empreendimento, e da organização, mediante administração centralizada do empreendedor, ou por pessoas especializada por ele contratada, como fator essencial à atividade, são realçadas: a) o do caráter empresarial da relação; b) a inclusão de vendas de produtos dos lojistas e de seus franqueadores, feitas através das redes sociais, no cálculo do aluguel percentual e sua fiscalização; c) a possibilidade, ou não, de o empreendedor alterar, unilateralmente, o espaço destinado ao uso do lojista; d) a legalidade, ou não, da cobrança de encargos contratuais dos lojistas em relação a lojas vazias; e) a obrigatoriedade de o empreendedor manter, sempre, o tenant mix do centro comercial competitivo, objetivando atrair a clientela, sob pena de resolução contratual e seus consectários; f) a titularidade do fundo empresarial e a legitimidade, ou não, da cobrança da res sperata a cada renovação contratual; g) o art. 45 da Lei nº 8.245/91, que veda a cobrança de luvas, e sua eventual aplicação às relações contratuais objeto do livro; h) a cobrança de taxa pela cessão do contrato e/ou da empresa detentora do uso do espaço e sua razão jurídica; i) a legitimidade, ou não, do reembolso das despesas de modernização, decoração e paisagismo do centro comercial, como forma de atração da clientela, ao trazerem mais valia ao ponto detido pelos lojistas no shopping center, em vista do conflito entre o caput do art. 54 e seu parágrafo primeiro; j) o interesse geral dos lojistas no sucesso do shopping center em cotejo com a limitação da cobrança de aluguel, encargos e fundo de promoção, denominada CTO (Custo Total Operacional), a alguns.
Por ser uma obra que ressalta inúmeros aspectos polêmicos da relação contratual entre empreendedores e lojistas dos shopping centers, que poucos autores se detiveram a respeito e cujas conclusões são copiosamente respaldadas, recomenda-se a leitura desta obra.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro SHOPPING CENTERS : OS PRINCÍPIOS GERAIS E AS CLÁUSULAS CONTRATUAIS À LUZ DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro SHOPPING CENTERS : OS PRINCÍPIOS GERAIS E AS CLÁUSULAS CONTRATUAIS À LUZ DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro SHOPPING CENTERS : OS PRINCÍPIOS GERAIS E AS CLÁUSULAS CONTRATUAIS À LUZ DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Código de Processo Penal : Decreto-lei n. 3.689, de 03 de outubro de 1941 6a ed. 2021
- Família Simultânea: uma abordagem à luz da autonomia privada
- Inventários e partilhas: Na sucessão legítima e testamentária
- Passe na OAB – 1ª fase FGV – Questões Comentadas
- Sentença Cível – Estrutura e Técnicas de Elaboração
- Gestão de Risco Alimentar: Uma Política Tributária Indutora da Agroecologia
- Constituição Federal: Atualizada até EC 108/2020
- A Seguridade Social nos 25 Anos da Constituição Federal
- Vade Mecum – ISS Niterói
- Dinâmica da Regulação: Estudo de casos da jurisprudência brasileira: a convivência dos tribunais e órgãos de controle com agências reguladoras, autoridade da concorrência e livre iniciativa
- A Inserção da Mulher no Tráfico de Drogas: Uma Análise da População Carcerária Feminina no Brasil
- Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais – Lei 11.326/2006: Atualizada – 2021