Livro: "Soberanos De Ouro"

SINOPSE:

Quase todas as principais nações tinham uma moeda de ouro. Com uma tendência à uniformidade tão marcada, pareceria fácil selecionar uma unidade que pudesse ser aceita pelos países líderes, mas, infelizmente, os preconceitos nacionais estavam profundamente enraizados, e cada nação considerava seu próprio sistema monetário o melhor. Os ingleses estavam satisfeitos com suas libras, xelins e pennies e afirmavam que, como seu sistema era o mais amplamente utilizado no comércio, deveria ser adotado universalmente. Os franceses esperavam que todas as nações, em última instância, selecionassem seu sistema e insistiam que abrangesse uma grande parte da Europa, suas reivindicações de adoção universal eram superiores a qualquer outra. Os americanos diziam que, tendo sido os primeiros a estabelecer a notação decimal na cunhagem, e sua unidade tendo sido adotada por uma das colônias mais importantes da Inglaterra e pelo mais esclarecido dos impérios asiáticos, suas reivindicações não seriam desprezadas. Os alemães não adotaram qualquer sistema puramente estrangeiro, embora fossem induzidos a considerar favoravelmente um plano que fosse o resultado de um acordo. A Conferência Monetária de 1867 propôs a moeda de ouro de cinco francos como a melhor unidade a ser selecionada. As objeções a essa peça foram manifestadas. Todas as nações, com exceção da União Latina e os países que introduziram o sistema do franco, estariam obrigadas a arcar com o ônus da relembrança, o que não seria justo, pois o benefício a ser obtido seria comum a todos. A experiência da antiguidade pareceu sancionar a seleção do soberano como moeda internacional. O stater de ouro da Lídia, após a reforma monetária efetuada por Creso, pesava cerca de 8 gramas. O dárico de ouro da Pérsia tinha o mesmo peso. O stater emitido por Philip II da Macedônia – a unidade da moeda de ouro – que as conquistas de Alexandre o Grande levaram a países remotos, pesava cerca de 8 gramas. O aureus – a unidade da cunhagem de ouro romano – que pesava 8 gramas sob Júlio César.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Soberanos De Ouro de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Soberanos De Ouro de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Soberanos De Ouro

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: