SINOPSE:
O livro é composto por pequenas histórias recolhidas, na sua maioria, da tradição oral das culturas abordadas. O primeiro capítulo é dedicado à Índia e começa pela narrativa do surgimento do AUM, a partícula universal de som, e segue com um texto sobre as palavras do sânscrito que relacionam o micro e o macro cosmos. Em seguida é contada a história de Tansen, cantor do século XVI, que serviu o imperador Akbar e inaugurou a linhagem espiritual da qual o músico Ravi Shankar fez parte. O segundo capítulo é dedicado à antiguidade grega e narra o mito de Orfeu para relacionar Pitágoras, pai da teoria musical do ocidente, às religiões òrficas surgidas no sec. IV a.c., religião de homens que meditavam a partir das cordas da lira. A base para desenvolver o pensamento teórico do estudo da physis veio da prática meditativa dos pitagóricos. Antes de explicar o pensamento numérico de Pitágoras, há uma narrativa do encontro do filósofo com um xamã da Ásia central, Abaris Skywaker, que vai reconhecer no filósofo a reencarnação do deus Apolo e trocar sabedorias e informações vindas do oriente. O terceiro capítulo é dedicado à Turquia e começa com uma pequena narrativa sobre o canto-reza muçulmano, o Adhan. Segue a história do encontro entre Mevlana Rumi e Shams de Tabriz na cidade de Konia, centro da Turquia, razão dos poemas clássicos Divan de Shams de Tabriz e que deram origem ao Sama. Em árabe, Sama quer dizer audição e é o nome da dança giratória meditativa dos dervishes sufis, uma vertente mística do islamismo. Nesse capítulo a música e o som, novamente, aparecem como resultado da harmonia entre o micro e macro cosmos. O quarto capítulo é dedicado à África, o berço da música popular brasileira e, além do texto para diferenciar a África ao sul do Saara da cultura letrada e islâmica ao norte do Saara, há um conto sobre o deus Nymabé, criador do povo bantu e uma adaptação para a história do menino Akim de um poema chamado Canção dos Homens , ambos de Gana. Por fim, o último capítulo é dedicado aos indígenas do Brasil com narrativas inspiradas em histórias contadas por Kaka Werá, Davi Kopenawa e Leonardo Boff, sobre a participação do som na vida da comunidade e reinterpretadas com o propósito de fazer do som o protagonista das narrativas. As pesquisas foram feitas em livros de história, de música, de filosofia, de religião, de poesia e alguns livros didáticos que trabalham com as geografias indicadas. No fim, há um texto sobre a da prática social da música em cada uma das culturas ao longo do tempo, e um fechamento para pensar a possibilidade de novas formas de estudar a linguagem musical, uma abordagem transdisciplinar para uma linguagem artística presente em diferentes cosmogonias.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Som Protagonista, Contos E Lendas Do Mundo de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Som Protagonista, Contos E Lendas Do Mundo de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Som Protagonista, Contos E Lendas Do Mundo
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: