SINOPSE:
Como é do domínio de todos, as varias produções líricas do nosso épico, com exceção dos Lusíadas, foram roubadas em vida do autor, e só no passar do tempo se conseguiu, senão completar a coleção subtraída, pelo menos reconstituí-la o mais perfeitamente possível. Após o falecimento do poeta Luis Vaz de Camões em 1580, Lisboa, Portugal, aos 56 anos, vários admiradores por anos a fio foram juntando seus sonetos, que estavam espalhados por diversos lugares, e até o inicio do século XX acreditava-se ser entre 352 a 380 suas rimas. A cronologia do tempo e a ordem podem ser analisadas através das publicações de seus admiradores, e a cada edição novos sonetos eram acrescentados:1a. Edição de 1595 – Estevan Lopes / Fernão Rodrigues Lobo Soropita – 65 Sonetos2a. Edição de 1598 – Estevan Lopes / Fernão Rodrigues Lobo Soropita – 105 SonetosEdição de 1607, publicado 1616 – Domingos Fernandes – 36 Sonetos Edição de 1668 – Dom Antonio Alvares da Cunha – 91 Sonetos *Edição de 1685 – Faria de Souza – 264 SonetosEdição de 1860 – Visconde de Juromenha – 352 SonetosOutras edições foram publicadas, mas as mais importantes foram estas citadas, bem como os manuscritos dos cancioneiros Cristóvão Borges, Luiz Franco Correa, e Dona Cecilia de Portugal de onde foram extraídos outros sonetos para compor a obra completa das rimas do poeta Camões. Em meados do século XX, começaram a surgir duvidas quanto a originalidade dos Sonetos atribuídos a Camões, bem quanto a quantidade excessiva, e a falta de comprovação de quem realmente os escreveu, e os estudiosos se puseram a fazer uma ampla pesquisa, para tentar estabelecer o que realmente Camões compôs, então posso afirmar, que há duas verdades, a antes, e depois. Assim a partir de 1900 o numero de Sonetos começou a decrescer. Através de estudos feitos por Wilhelm Storck e Carolina Michaëlis de Vasconcelos, e posteriormente outros estudiosos, desta forma em edição de 1932 temos 197 sonetos, depois vem Hernâni Cidade cita 204, A. Salgado Jr. 211, Costa Pimpão 166, Jorge Sena 119, bem como Arthur Lee-Francis Askins sobre o manuscrito do cancioneiro Cristóvão Borges (1578), e Leodegário A. de Azevedo Filho, vale lembrar que a diminuição dos possíveis sonetos de Camões nem sempre se justificam. Lembramos também o estudioso Emmanuel Pereira Filho, que introduziu um novo conceito de cânone, onde 37 sonetos são denominado básico para comparações, e que após seu falecimento 1968, usando seu critério, foram somados mais 13 sonetos ao cânone básico ou irredutível. Um dos critérios usados para determinar se os sonetos são ou não de Camões (cânone básico ou irredutível); o Testemunho Quinhentista, que os documentos sejam quinhentista ou descendente direto, Tríplice Testemunho que é o máximo de confirmação reciproca, e o Testemunho Incontestado que são ausência de atribuições diferentes e ausência de refutação, ou seja, não é um estudo arbitrário, mas que da prova de rigor. Os Sonetos de Camões vivem na história, são verdadeiras obras primas no sentido da palavra, são transmitidos de geração em geração pela beleza de suas rimas poéticas e significados, apesar de existir o conflitos que descrevem a originalidade de algumas rimas, através da analise e a reavaliação sobre à luz das pesquisas linguísticas, jamais saberemos quais Sonetos realmente foram realizados por Luís Vás de Camões, pois somente o mesmo poderia indicar, então viveremos sempre na duvida, ou seja, entre duas Verdades, a Antes e a Depois, mas com a certeza que o Mestre nos deixou, uma Caravela de Rimas que navega por mares de Sentimentos tempestuosos e calmaria. Os Sonetos aqui publicados que são reconhecidos por estudiosos como sendo de Camões, trarão o nome do autor ao fim de cada rima, mas não quer dizer que os outros não são de sua autoria, pois não se tem a completa certeza sobre de quem é a autoria, que por séculos foram atribuídos a Camões.
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