Livro: "SUSPENSÃO E EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO"
SINOPSE:
O Estado é organizado por meio de uma estrutura jurídica que não só o institui como pessoa de direitos e obrigações, mas submetem este, seus agentes e os particulares ao império da lei, criando o Estado de Direito.
A atividade estatal é tão ampla e complexa que, além de ser no seu conjunto estudada especulativamente pela Teoria Geral do Estado e organicamente disciplinada pelo Direito Constitucional, ela é desdobrada em vários setores de atividades e cada setor é ainda objeto de estudo de ciências particulares.
Cada ciência tem seu objeto próprio de estudo e o objeto pode ser tomado no sentido material ou formal. No sentido material, objeto significa o próprio assunto estudado. No sentido formal, significa o aspecto ou método pelo qual a respectiva ciência estuda o conteúdo ou matérias.
A Ciência das Finanças estuda a atividade financeira do ponto de vista especulativo. É um estudo teórico. Já o Direito Financeiro visa disciplinar, normativamente, a atividade financeira do Estado.
A atividade financeira do Estado consiste em toda ação que o Estado desenvolve para obter, gerir e aplicar os meios necessários para satisfazer às necessidades da coletividade e realizar seus fins.
Cabe à Ciência das Finanças estudar toda essa atividade do ponto de vista especulativo, isto é, estudar essa matéria pela forma ou prisma da pesquisa e elaboração de princípios diretores, de sistematização científica, para orientar a melhor forma de desenvolvimento da atividade financeira, que se desdobra em receita, despesa, orçamento e crédito públicos.
A Ciência das Finanças ou Economia Pública estuda as relações econômicas de caráter público que se desenvolve dentro da atividade financeira: são as relações entre entidades públicas ou entre estas e os particulares. É informativa para os estudos e elaborações dogmáticas do Direito Financeiro, posto que este tem a missão de disciplinar, por meio de normas jurídicas, a mesma atividade financeira do Estado.
Desde os mais remotos tempos encontramos na história dos povos a tributação sob as mais variadas formas. Com a evolução da tributação, o povo contribuinte, para não suportar surpresas e excessos, impôs ao soberano que a tributação fosse realizada com o consentimento dos próprios contribuintes, por meio da representação e previsão orçamentária. (ex: Magna Carta 1215).
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro SUSPENSÃO E EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro SUSPENSÃO E EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro SUSPENSÃO E EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Guia do perito forense: Ênfase no CPC 2015
- Direito Tributário, Pragmática e Transdisciplinaridade: Da incidência normativa à política tributária
- Inovações na lei eleitoral e a ilusão da ficha limpa: Alterações para as eleições 2016
- Direitos e garantias individuais no processo penal n brasileiro: atualizado com a lei da prisão: Lei 12.403/2011
- Para Além dos Direitos
- Tópicos de Direito Administrativo
- Metodologia da pesquisa em direito – técnicas e abordagens para elaboração de monografias, dissertações e teses
- Técnica da Contestação – Ideal para OAB
- Direito Empresarial: Transferência involuntária de quotas: ausência de planejamento sucessório na Sociedade Limitada
- Fusões e Aquisições; Regime Jurídico do Ágio
- A judicialização da educação especial: análise de conteúdo jurisprudencial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
- Comentários à Lei de Arbitragem