Livro: "Tempo da festa x tempo do trabalho: carnavalização na belle époque tropical"

SINOPSE:

No choque entre Norma e Festa, esta revela momentos especiais para os segmentos populares, quando seus participantes imergem numa onda de liberdade utópico-ucrônica. Mais do que a suspensão da vida ordinária (Bakhtin), a festa representa o desejo de uma vida outra, expressa na ludicidade transgressora contra o mundo da norma. É quando o outsider busca apossar do seu sentido. Na luta pela sua hegemonia, setores populares buscam realocar suas intenções na perspectiva da afirmação de desejos utópico-ucrônicos. Destaca-se entre nós, desde o Brasil colônia, a festa barroca luso-cristã, com boa acolhida no seio das práticas afro-populares, com apropriações e sentidos transgressivos, devido à intenção carnavalizante que nela se incorpora. Manifestação lúdica e cívico-religiosa do pacto entre a fé e a lei, ela expressa um evento do poder que buscava selar a união da Igreja da Contrarreforma com o Estado absolutista luso. Mas, à sua revelia, representou momentos preciosos quando setores populares a redirecionam, provocando constantes tensões, latentes ou manifestas, com a Igreja. A resposta popular era “o riso, a substituição da exaltação religiosa por outra, profana, o detrimento de personagens clericais e a busca de brechas para subverter a ordem” (Priore). Tal embate irá provocar o adensamento transgressivo efetivado na carnavalização típica de várias práticas afro-luso-brasileiras, sobretudo na virada do século XX.É desta festa que nos dedicamos em especial a analisar.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Tempo da festa x tempo do trabalho: carnavalização na belle époque tropical de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Tempo da festa x tempo do trabalho: carnavalização na belle époque tropical de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Tempo da festa x tempo do trabalho: carnavalização na belle époque tropical

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: