Livro: "TEORIA DA CULTURA DO CONHECIMENTO TÁCITO: do Saber-Fazer e de Como-Fazer, entre oitocentos e novecentos"

SINOPSE:

O estudo tem um quadro de inquérito que correlaciona numa perspetiva interdisciplinar as áreas de história, de antropologia, de etnologia e de planeamento do território, analisando a importância do conhecimento técnico e tácito da cultura popular nos processos de inovação, para o caso português. A matéria de princípio do estudo é criar uma teoria da cultura sobre este tipo de conhecimento. O resultado desta postura será o modo de compreensão dos sentidos da escala de focagem, num alinhamento analítico desdobrável em três momentos de identificação: i) itinerários da cultura popular; ii) gramáticas do conhecimento técnico e tácito; iii) discursos da inovação.
A proposta principal será construir um modelo teórico da cultura nacional sobre um elemento conceptual e estruturante na matriz do conceito da cultura popular portuguesa capaz de problematizar o estudo feito pelos intelectuais portugueses entre 1870 e 1970 (de Alexandre Herculano a Jorge Dias), para além da análise da problemática da identidade (no âmbito dos nacionalismos) na cultura nacional. A tarefa desta investigação refletirá na construção de um modelo cultural da sociedade portuguesa, realizada por estes pensadores, entre meados de Oitocentos e meados de Novecentos, sobre os elementos técnicos e tácitos, em sectores de atividade sócio-económica em Portugal.
É possível relacionar este paradigma teórico com a investigação, entre meados do século XX e o século XXI, feita sobre o concelho dessa região em matéria de inovação, averiguando as áreas de desenvolvimento sectorial em que as capacidades técnicas e tácitas locais são potenciais de utilidade para os processos inovadores, dado o demonstrativo grau de sucesso histórico que produziram sobre a evolução social, económica e política naquela sociedade regional. Esta é a fase de articulação, segundo a matriz teórica construída, averiguar as capacidades de integrar a cultura técnica e tácita dessa região com uma funcionalidade ao serviço do desenvolvimento da inovação. A proposta é uma alternativa aos modelos abstratos singulares de áreas científicas que mais investem na pesquisa sobre o material da inovação (a economia, a gestão e o planeamento). E as potencialidades dela poder vir a ser motivo de replicação do paradigma para outras escalas regionais, adaptando-o às suas especificidades territoriais. A ambição do performer.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro TEORIA DA CULTURA DO CONHECIMENTO TÁCITO: do Saber-Fazer e de Como-Fazer, entre oitocentos e novecentos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro TEORIA DA CULTURA DO CONHECIMENTO TÁCITO: do Saber-Fazer e de Como-Fazer, entre oitocentos e novecentos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro TEORIA DA CULTURA DO CONHECIMENTO TÁCITO: do Saber-Fazer e de Como-Fazer, entre oitocentos e novecentos

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: