Livro: "Teoria e história da historiografia no século XXI: Ensaios em homenagem aos dez anos da Revista de Teoria da História"

SINOPSE:

Nos últimos anos emergiu por todo o país uma série de projetos em torno da consolidação da história da historiografia e da teoria da história, vindo à tona todo um “campo” ou “comunidade” com uma certa agenda e rotina de pesquisas. Esse esforço de analisar a historicidade da história-conhecimento (a “analítica da historicidade”) tem encontrado amplo respaldo nos últimos doze anos, os quais podem ser sintetizados em linhas gerais da seguinte maneira: o Seminário Brasileiro de História da Historiografia (2007), o Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (2007), a criação da revista História da Historiografia (2008), o Laboratório de História das Ideias, dos Saberes e da Historiografia (2008) e a Revista de Teoria da História (2009) da UFG, a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2009), a revista Expedições: Teoria da História e Historiografia (2010) da UEG-Morrinhos, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (2012) e o seu Fórum Permanente no Encontro de Pesquisa em História promovido pela UFMG, o Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (2013) da UFES, o grupo História e Linguagens (2016) e o seu Seminário permanente no EPHIS, o GT Teoria e História da Historiografia da Revista de Teoria da História na Semana de História da UFG (2016), o Ciclo de Conferências História da Historiografia (PPGH-UFG, 2016), a Comunidade de Estudos de Teoria e História da Historiografia (2017) da UERJ, o Laboratório de Teoria e História da Historiografia (2017) da UFBA, o Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia (2018) da COMUM, o Encontro Fluminense de Teoria da História e Historiografia (2018) e a refundação do GT Nacional da ANPUH Teoria e Historiografia, com ampla participação de pesquisadores de outros centros para além do Sul-Sudeste em 2019. Um fato é clarividente nessas produções e eventos: há um processo cada vez mais heterogêneo e múltiplo de emergência de uma comunidade voltada para a teoria e história da historiografia no Brasil. É significativo também que essa “virada historiográfica” tenha substituído a leitura hegemônica sobre a teoria concebida estritamente como “ferramenta metodológica” e tenha se voltado para discussões sobre outras dimensões, o que a levou gradativamente a se autonomizar. Uma determinada leitura dos Annales sobre a teoria da história, a qual relega a discussão teórica a outros campos (filosofia, sociologia, antropologia etc.) foi hegemônica no contexto de consolidação dos programas de pós-graduação brasileiros nos anos 1960-80. Somente em meados dos anos 2000 houve uma transformação nessa leitura do campo.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Teoria e história da historiografia no século XXI: Ensaios em homenagem aos dez anos da Revista de Teoria da História de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Teoria e história da historiografia no século XXI: Ensaios em homenagem aos dez anos da Revista de Teoria da História de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Teoria e história da historiografia no século XXI: Ensaios em homenagem aos dez anos da Revista de Teoria da História

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: