SINOPSE:
O livro apresenta as características empíricas do xamanismo demonstradas pelaspesquisas transculturais, que revelam práticas mágico-religiosas similares ao redor do mundo.As similaridades transculturais nas práticas e experiências xamânicas refletem bases biológicas.Esse livro apresenta uma abordagem biológica para o entendimento das experiênciasxamanísticas, examinando como estão relacionadas a funções neurológicas. Essa aproximaçãoajuda a explicar como práticas ritualísticas exercem efeitos na consciência e proporcionamprocessos de cura.Esta edição se estendido para explicar as origens do xamanismo e seus papeis naemergência dos humanos modernos. Essa estrutura evolutiva ajuda entender as tradiçõesespirituais e curativas mais antigas da humanidade e explica a distribuição transcultural depráticas curativas. O paradigma xamânico fornece também uma estrutura para entender aevolução da religião.Homologias entre o xamanismo e as ritualizações dos chimpanzés nos dão um basepara inferências sobre as antigas capacidades rituais. Essas semelhanças hominídeas emexibições também fornecem uma linha de base da qual podemos inferir e avaliar as mudançasevolutivas dos hominíneos e entender as adaptações xamânicas na evolução hominínea. Oxamanismo reflete exaptações da nossa herança primata: O uso de uma adaptação anciã — ritual— como mecanismo para novas adaptações para aumentar a integração social e psicológica emsociedades humanas. Esses processos foram aspectos chave da evolução da complexidade sociale cognitiva dos humanos, e proporcionaram funções psicossociais que ainda hoje temimplicações importantes.O xamanismo evoluiu pela exaptação de práticas e potenciais rituais, estendendo o usodessas antigas adaptações de comunicação e coordenação para servir a novas funções,envolvendo manipulações psicofisiológicas e simbólicas de substratos biológicos para alterar aconsciência e elevar o bem-estar. Experiências xamânicas induzidas ritualisticamente produziramrepresentações simbólicas sintéticas que são exemplificadas na jornada xamânica da alma e emespíritos guardiões de animais. Os estados alterados de consciência aumentaram o acesso àsfunções dos sonhos, manifestadas em uma consciência simbólica presentacional (imagética), queproveu ferramentas cognitivas para o desenvolvimento de sistemas mitológicos de representaçãodo self, da mente, e outros.As bases da cura xamânica tem efeitos derivados de alterações de consciência paraproduzir uma experiência do mundo espiritual. A psicobiologia do modo integrativo deconsciência envolve numerosos mecanismos terapêuticos que ativam e integram processosinconscientes. Um aspecto significante da cura xamânica envolve o uso de capacidades inatascomo a música e as medicinas sagradas reconhecido pelos efeitos terapêuticos derivados de suainteração com os neurotransmissores serotonérgicos. As funções do mundo espiritual na curaxamânica inclui seus papéis como representações simbólicas que facilitam a regulação dosmecanismos de estresse; modificação de autoconceitos; e integração dos conceitos de “outros”.Os rituais comunitários fornecem numerosos mecanismos de cura xamânica, particularmentecomo procedimentos de alterações em respostas fisiológicas, psicológicas e emocionais aodesencadear mecanismos opióides.Essas abordagens biopsicossociais ajudam a explicar o apelo moderno de xamanismo e arelevância contínua das práticas e perspectivas xamânicas para os humanos modernos. O papelcentral das práticas e rituais xamânicos na evolução da consciência humana implica que ela aindafornece uma variedade de potenciais adaptativos derivados de uma operação aumentada eintegrativa de consciência, com aplicações importantes em problemas contemporâneos.
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