Livro: "ZEUS TRÁGICO: E OUTROS ENSAIOS DE FILOSOFIA"

SINOPSE:

Os estudos aqui reunidos são ensaios filosóficos cujo tema em comum é a assunção do primado da poesia sobre os demais saberes e formas de racionaldade, de modo a sustentar, com isso, uma concepção trágica da existência. O primeiro deles desenvolve a ideia do primado da poesia; o segundo, põe em cena o problema do Poeta, ou do que pode o ser humano concebido como um ser poiético. Ele se detém num estudo de Safo, Baudelaire e Drummond. O terceiro ensaio trata de Nietzsche: é uma leitura atenta e sensível do livro “O nascimento da tragédia”, mostrando-o como uma arqueologia da subjetividade popular, enquanto arqueologia do coro trágico. Isso, de acordo com a perspectiva tomada em conta aqui, seria realizado para uma crítica da modernidade capaz de visar um novo começo, através da criação de uma nova religião popular, ao mesmo tempo apolínea e dionisíaca. O quarto ensaio, sobre Paul Ricoeur, concentra-se em apresentar um iniciação à sua hermenêutica textual, a qual é posta em ação em uma leitura da peça “Prometeu acorrentado”, de Ésquilo. O quinto ensaio retoma a obra de Ésquilo para pensar o conceito de “obliquidade alusiva”; o quinto ensaio articula os fenômenos contrapostos do trágico e do lúdoco; e, por fim, o sexto ensaio procura pensar a relação entre filosofia e ceticismo. Esses estudos, assim reunidos, trabalham, ao lado de artigos já publicados em revistas especializadas altamente qualificadas, como “Lírica e subjetividade”, publicado na “Revista Literatura e Sociadade”, da USP (V. 21, N. 23, 2017), e do qual apresentamos aqui uma nova versão; “Ceticismo & verdade: ensaio sobre a universalidade radical de um pensamento pós-cético””, publicado em “Trans/form/ação”, da UNESP (V. 41, N. 3, 2018), e “Drummond e o acontecimento ontológico”, publicado em “O eixio e a roda: Revista de Literatura Brasileira”, da UFMG (V. 29, N. 1, 2020), todos disponíveis na rede, compõem a tentiva de elaborar um exercício filosófico a fim de identificar-se com uma travessia pelo ceticismo para, dessa travessia, num estágio pós-cético, reconhecer-se efetivmente “trágico”, no sentido aqui preconizado.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro ZEUS TRÁGICO: E OUTROS ENSAIOS DE FILOSOFIA de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro ZEUS TRÁGICO: E OUTROS ENSAIOS DE FILOSOFIA de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro ZEUS TRÁGICO: E OUTROS ENSAIOS DE FILOSOFIA

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: